06 de agosto de 2015

Primeira Infância Melhor (PIM) participa de Seminário Plano de Ação GT Saúde da RNPI

rnpi

Terminou nesta quarta-feira (05) no Hotel Diogo em Fortaleza (CE) o Seminário Plano de Ação GT Saúde da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) com participação do Primeira Infância Melhor (PIM). O seminário teve como objetivo discutir temas em potencial para ações estratégicas ao Grupo de Trabalho (GT) Saúde no triênio de 2015 a 2017 a partir do planejamento estratégico da RNPI e dos conhecimentos e produtos já executados pelo GT Saúde.

Nesses dois dias, houve debate técnico para definição das linhas de ação estratégicas da Ação Finalista Crianças com Saúde – Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI) e foi discutido o Plano de Trabalho para atuação do GT Saúde na RNPI para o próximo triênio.

No primeiro dia, foram debatidas as temáticas “Mortalidade Infantil das Populações Tradicionais”, “Obesidade na Primeira Infância”, “Gravidez na Adolescência: Desafios e Pendências na pauta do GT Saúde” e “Determinantes Sociais e Fatores Protetores do Pleno Desenvolvimento Infantil”. No último dia, os temas foram “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC)” e a “Construção do Plano de Ação 2015/17?. O PIM foi representado pela psicóloga Giuliana Chiapin, que pertence do Grupo Técnico Estadual (GTE).

O Seminário teve organização do GT Saúde da RNPI, que tem coordenação de Evelyn Eisenstein e Luzia Laffite e conta com a participação da Secretaria Executiva/CECIP, Simone Valadares;  Centro de Estudos Integrados Infância, Adolescência e Saúde (CEIIAS), Evelyn Eisenstein e Daniela Lemos; Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis (EBBS), Liliana Lugarinho e Liliane Penello; Instituto da Infância (IFAN), Luzia Laffite; Instituto PENSI, Leticia Rangel; Plan International, Patricia Sampaio e Flavio Debique; Programa Mãe Coruja Pernambucana, Ana Elizabeth Lima; Primeira Infância melhor (PIM), Giuliana Chiapin e Leila Almeida; Visão Mundial, Karina Lira e Neilza Buarque e Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcia Machado.

Os convidados – palestrantes e debatedores – foram:

  • Daniela Araujo – Promundo
  • Rubens Bias Pinto – Ministério da Saúde (MS)
  • Ana Lucia Nunes – MA
  • Cristiano Francisco da Silva – Ministério da Saúde (MS)
  • João Amaral – Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Cristina Albuquerque – Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)
  • Tati Andrade – Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)
  • Valeria Aguiar – CPPL
  • Zenilda V. Bruno – Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Larthenia Lima – Instituto da Infância (IFAN)

(Informações: PIM)sa

voltar