Primeiro dia do “VIII Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância”

Hoje teve início o VIII Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, que aconteceu de forma híbrida. O Seminário foi promovido pela Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e teve como tema “Avanços e desafios na escuta das crianças e no enfrentamento à pandemia”.

Participaram do evento representantes de entidades como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); o Fórum Nacional da Infância e Juventude do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o Centro de Estudos da Infância e dos Direitos das Crianças London Parson, do Canadá; a Rede de Líderes pela Primeira Infância da América Latina entre elas a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI); dentre outros.

Muitas instituições/entidades estiveram presentes, destacamos a fala do Dr. César Miola, presidente da Atricom o qual destacou em sua fala que “Prioridade se traduz no orçamento. Os pequeninos não vão a rua fazer protesto. Cabe a nós esse desafio”.

Cida Freire, coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), participou da mesa 3, que tinha como tema “Educação na primeira infância: acesso, qualidade e financiamento”. Salientou “O Marco Nacional da Primeira Infância é uma política intersetorial e deve ser trabalhado dessa forma em todos os setores envolvidos com o tema”.

Participou dessa mesa também, o presidente da UNCME Nacional, Sr. Manoel Humberto Gonzaga Lima que destacou que “as políticas de financiamento da educação precisam ser efetivamente aplicadas para que a educação infantil avance. Os CMEs estão tendo formação para que possam fiscalizar a aplicação dos recursos educacionais nos municípios”, também destacou que “diante da Secretaria Executiva da RNPI, pretende-se instituir REPIS em todos os estados brasileiros”.

O primeiro dia de Seminário foi de muitas informações e aprendizagem, onde cada palestrante trouxe em suas falas importantes reflexões a todos sobre esse tema tão importante e que necessita ser aplicado em cada município brasileiro.

As pessoas que quiserem assistir esse dia de seminário, pode acessar os links VIII Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância (manhã) – 30/03/2022 e VIII Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância (tarde) – 30/03/2022.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.