30 de julho de 2021

PRIMEIRO OLHAR: VII Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância

Nesta sétima edição o Festival consolida Brasília como polo pioneiro no Brasil no campo das Artes e da Primeira Infância

Um projeto de vida se transforma quando a sua criação coloca a criança no centro de sua reflexão. É então quando se modificam os projetos, mas principalmente, modifica-se nossa sensibilidade para com os problemas e a coragem para solucioná-los. As consequências psicossociologicas mundiais do isolamento de crianças por causa da pandemia da COVID 19 provocou a desaparição dos rituais de sociabilidade e as consequências da malnutrição cultural, colocando o Festival Primeiro Olhar como uma ação de máxima emergência, no entendimento de uma visão holística dos direitos da primeira infância.

Nesta sétima edição, aglutinamos uma programação vigorosa das artes cênicas de Brasília em conexão com artistas latino-americanos de destacada excelência artística, que se realizará em duas etapas:

Entre 26 e 31 de agosto, serão realizadas 7 apresentações culturais nas cidades de Brazlândia, Planaltina e Ceilândia dos espetáculos A Geometria dos Sonhos e Pupila d´Água, da Cia La Casa Incierta, atendendo a famílias em situação de vulnerabilidade, assim como crianças com deficiência em parceria com o programa Criança Feliz.

O Criança Feliz Brasiliense trata-se de um programa do GDF que tem como finalidade apoiar as famílias em seu papel protetivo, além de ampliar a rede de atenção e cuidado para o desenvolvimento integral, atendendo a crianças em situação de vulnerabilidade na primeira infância.

Entre 22 de novembro e 5 de dezembro, serão realizadas 18 apresentações de 12 espetáculos de dança, teatro e música e 2 exposições para a primeira infância, tanto em creches públicas como abertas ao público, assim como um encontro internacional de programadores e artistas internacionais para mesas e debates sobre as artes nos primeiros anos, consolidando o Distrito Federal como um polo pioneiro nacional no campo das Artes e da Primeira Infância.

Este projeto conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e é um projeto contemplado no Programa Iberescena.

Conexão Primeira Infância

A iniciativa surge pela primeira vez no Brasil para desenvolver um ambiente de interatividade cultural e convocar os principais programadores nacionais e internacionais, dedicados ao público de 0 a 6 anos de idade no âmbito das  artes cênicas,  a conhecer a produção artística do DF, consolidando a capital do país como polo pioneiro de criação para a primeira infância, promovendo a difusão da arte e a cultura do Distrito Federal e promovendo o intercambio com outros agentes nacionais e internacionais.

Os programadores assistirão, ao longo de 5 dias, a 10 diferentes espetáculos produzidos por artistas do DF, para o público de crianças de 0 a 6 anos de idade, dentro da programação do VII Festival Primeiro Olhar, onde será promovido um espaço de atividades paralelas que servem como ponto de encontro, diálogo e reflexão para os artistas do DF, junto com diferentes festivais nacionais e internacionais.

Esta ação foi apoiada pelo Programa Conexão Cultura – FAC (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal).

 

Festival Primeiro Olhar – VII Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância

26 e 31 de agosto de 2021 – Ações para grupos do programa Criança Feliz.

22 de novembro e 5 de dezembro – Ações em creches públicas e no Espaço Cultural 508 sul. Ingressos: R$ 20,00 e 10,00 (meia), à venda uma hora antes das apresentações. Classificação indicativa livre, indicado para crianças de 0 a 5 anos de idade.

Assessoria de imprensa: Clarice Cardell, (61) 98622-6659

 

voltar