29 de outubro de 2021

Promundo lança publicação sobre o projeto Uma Ilha de Paternidades

Paternidades participativas e cuidadoras como instrumento para desenvolvimento de crianças na Primeira Infância

O Promundo publicou, neste mês de outubro, o documento “Relatório Final do Projeto Uma Ilha de Paternidades”. A publicação é referente às ações realizadas no período entre 2019 e 2021 com resultados das ações do projeto Uma Ilha de Paternidades que englobou: Oficinas sobre Paternidades e Webinários; além da Campanha de Comunicação “Educar sem Violência”. O projeto Uma Ilha de Paternidades integrou o Primeira Infância é Prioridade, em uma realização do Instituto Promundo com a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), ANDI – Comunicação e Direitos, e patrocínio da Petrobras.

As ações do Projeto Uma Ilha de Paternidades funcionaram na perspectiva de atendimentos, por meio de grupos sobre Paternidade e Cuidado para a proteção da Primeira Infância. Assim, o Projeto buscou realizar atividades com homens-pais para o exercício da paternidade cuidadora, protetiva e responsável.

As oficinas sobre paternidades aconteceram num primeiro momento de forma presencial. Em virtude da pandemia do Covid-19, o projeto precisou interromper as suas ações presenciais e foram necessárias alternativas criativas para a manutenção das ações. Entre elas, podemos citar aqui as lives com pais e especialistas em paternidades e Primeira Infância; Seminários online e a criação do Programa P via WhatsApp para atender aos pais remotamente.

Coordenadas por Luciano Ramos, consultor de programas do Promundo, as oficinas abordaram dados relacionados às mudanças de comportamento dos homens para a participação em paternidades mais cuidadoras, maior envolvimento nos cotidianos domésticos, e formas mais equitativas nas relações com suas parceiras (em relações heterossexuais).

O material lançado além de trazer informações e dados sobre as oficinas do Programa P, aponta para o número de participantes que foram impactados com as discussões de especialistas sobre os temas de Paternidades e Primeira Infância nos webinários, como também ao falar sobre a Campanha de Comunicação mostra como o material foi planejado com os homens-pais, participantes das oficinas para alcançar em maior escala os pais, através das Redes Sociais.

O Promundo te convida a entrar no site https://promundo.org.br e acessar esse documento para acompanhar os resultados do Projeto Uma Ilha de Paternidades que atendeu mais de 360 homens, ao todo; além de analisar e avaliar processos participativos de Paternidades e Cuidados com foco no desenvolvimento de crianças pequenas.

Ao longo de dois anos de ação, mais de 400 crianças pequenas foram beneficiadas no exercício de parentalidades mais cuidadosas, participativas e responsáveis. “É emocionante perceber as mudanças que os pais começam a implementar cotidianamente durante e após as sessões do Programa P e o impacto que isso tem sobre as suas famílias, e especialmente nas vidas das crianças”, assinala Luciano Ramos.

Serviço
Publicação do Relatório Final do Projeto Uma Ilha de Paternidades
Download gratuito no site do Promundo (https://promundo.org.br), na aba “Recursos e Relatórios”
Link direto: https://promundo.org.br/recursos/relatorio-final-do-projeto-uma-ilha-de-paternidades/
Para mais informações, falar com Luciano Ramos, pelo e-mail l.ramos@promundo.org.br

voltar