09 de dezembro de 2016

Publicação analisa a oferta de espaços seguros para crianças na primeira infância na Rocinha

boletim03-espacossegurosO Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio) apresenta, em seu terceiro boletim de  2016, as conclusões de um estudo cujos objetivos foram conhecer os espaços destinados a crianças de 0 a 8 anos na comunidade da Rocinha, perceber como os responsáveis pelas instituições avaliam a qualidade e a quantidade dos espaços seguros para a primeira infância e o que deveria ser feito para sua ampliação e melhoria (Clique aqui para acessar a íntegra do boletim).

A recorrência de contextos semelhantes ao da Rocinha em comunidades de baixa renda ao longo do território brasileiro confere relevância à pesquisa na perspectiva de se pensar o desenvolvimento comunitário e as políticas públicas com foco na primeira infância.

O CIESPI elaborou para esta pesquisa um censo de instituições destinadas a crianças de 0 a 8 anos com dados básicos sobre sua natureza e área de atuação. Partindo deste censo selecionou uma amostra intencional levando em consideração a relevância das instituições, seu tipo e sua distribuição pelo território. 1 Foram realizadas entrevistas com responsá- veis dos espaços selecionados, abordando- -se tópicos sobre seu funcionamento, suas dificuldades e perspectivas dos entrevistados sobre os espaços destinados às crianças na comunidade, tendo sempre em vista a segurança dos mesmos no seu sentido mais amplo.

 

(Informações: CIESPI)

 

 

voltar