23 de dezembro de 2014

RNPI constrói orçamento conjunto entre CECIP e IFAN para a transição

IFAN e CECIP uniram esforços no período de transição da Secretaria Executiva da RNPI

Desde a eleição do Centro de Criação da Imagem Popular (CECIP), em 20 de agosto de 2014, para ocupar a Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) pelo triênio 2015-2017, iniciou-se o processo de transição entre as Secretarias Executivas que acontecerá até 31 de dezembro de 2014.

Para fortalecer o processo de transição, houve apoio financeiro suplementar da Fundação Bernard van Leer pelo atual Projeto Comunicando sobre a Primeira Infância RNPI/IFAN- BVLF, onde foi construído um orçamento conjunto CECIP e IFAN.

Para Luzia Laffite, atual coordenadora da Secretaria Executiva da RNPI e Superintendente Executiva do IFAN, a transição é um período importante para que a próxima Secretaria Executiva possa inteirar-se de toda dinâmica da RNPI junto aos projetos desenvolvidos, trazendo maiores subsídios para formulação de seu plano de ações, tanto para continuidade de ações como inclusão de novas atividades.

Com intuito de facilitar a comunicação neste período, o processo iniciou virtualmente através da criação de um egroup com as equipes das duas Secretarias. O segundo ponto importante foi estabelecer um cronograma de reuniões presenciais e virtuais, participação conjunta em eventos promovidos pela Rede e outros em que a RNPI é convidada, além de incluir a nova Secretaria nas reuniões com o Grupo Gestor.

O CECIP já está familiarizado com as demandas e projetos da Rede por meio de agendas coletiva, que, entre outros compromissos, recebeu em sua sede nos dias 25 e 26 de setembro, a atual coordenadora Luzia Laffite. Neste encontro puderam tratar de assuntos como a atualização das informações da RNPI, ações e projetos realizados e em andamento e discussão sobre os resultados obtidos e previstos. Ainda neste período, realizaram reunião com Patricia Lacerda do Instituto C&A para formulação de um novo projeto da RNPI já tendo o CECIP como proponente.

O marco do fim da transição entre as coordenações foi a realização da Assembleia Geral da RNPI, realizada nos dias 04 e 05 de dezembro. A atual Secretaria Executiva, Instituto da Infância (IFAN), apresentou o relatório de ações, um balanço das conquistas e desafios da RNPI no período de sua gestão (2013/2014). Na ocasião, o IFAN transferiu a secretaria executiva para o CECIP que iniciará a coordenação em 1º de janeiro de 2015. E o CECIP, apresentou e, foi aprovado pelos membros, o plano de ação para o triênio 2015/2017.

voltar