28 de maio de 2022

Roda de Conversa na Semana do Brincar: Ações para serem efetivadas todos os dias

A Secretaria Executiva da RNPI, promoverá durante todo o ano uma série de lives intituladas “Roda de Conversas” e ocorrerá a cada 15 dias, com temas relevantes e importantes para a Primeira Infância, sempre às 19h30min.

Nas proximidades do dia 28 de maio de cada ano, ocorrem mundialmente ações e discussões sobre a importância do brincar no princípio da vida para o pleno desenvolvimento das crianças, principalmente as que estão na primeira infância, de zero a seis anos de idade. Então, foi defendendo e acreditando em um presente mais brincante para as crianças, que a Coordenação da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) abordou o tema na Semana Mundial do Brincar, em uma live no dia 26 de maio de 2022, com a participação de representações do Instituto Alana, uma das instituições que compõe a Rede. A atuação deste integrante está envolta de questões socioambientais a fim de garantir o direito ao desenvolvimento íntegro das crianças, bem como fomenta ações que visam o bem viver da criançada.

A Coordenadora da Secretaria Executiva da RNPI/UNCME-PE, Profa. Ma. Cida Freire, coordenou o momento em conjunto com a Coordenadora Adjunta da RNPI/UNCME-PE, Profa. Solidade Menezes. As Coordenadoras ao darem boas vindas ao convidado e à convidada, assim como ao público em geral, destacaram que é caro fortalecer o direito de brincar livre em todas as esferas. Sendo assim, frisaram a importância do trabalho das Redes Estaduais Primeira Infância (REPI), assim como das municipais (RMPI), dos órgãos de Governo e de instituições da sociedade civil.

Participando pelo Instituto Alana estavam o Coordenador de Educação, Gabriel Salgado e Bebel Barros, que é Pesquisadora do Programa Criança e Natureza. Ambos trouxeram falas potentes e apontaram caminhos para que o direito ao brincar livre seja compreendido e respeitado, bem como o conviver em meio a natureza. Apresentaram também que é de suma importância trabalhar com o respeito à humanidade em toda sua diversidade com uma convivência harmônica. Contudo a pandemia da Covid-19 desafiou famílias e escolas neste quesito. Assim convidaram para assistir ao Filme “Brincar em casa” (https://www.videocamp.com/pt/movies/brincar-em-casa-2021/) com o intuito de contribuir perante reflexões sobre este tempo e temática, pois estudos do Instituo Alana apontam que as famílias repassam à escola a sua responsabilidade de ofertar tempos e espaços naturais para as crianças, quando defendem que essa ação deva ser compartilhada.

A fala do Coordenador apontou para o cumprimento do Artigo 227 da Constituição Federal de 1988 que traz o “dever da família, da sociedade e do Estado [em] assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. Assim ele reforçou que o cotidiano da Educação Infantil, pensando numa infância que está presente nas escolas, está garantida na legislação, desde as Diretrizes Curriculares até a Base Nacional Comum Curricular. Por tanto, as normativas trazem o brincar e as interações presentes nos campos de experiências e não o desenvolvimento de conteúdo.

A Pesquisadora, ao responder as perguntas orientadoras da live, expressa que as escolas, mesmo que num trabalho colaborativo com as famílias para oferecer às crianças mais espaços e tempo junto à natureza, devam ter em suas áreas externas mais natureza e que as crianças necessitam de mais tempo ao ar live. Contudo, pesquisas apontam que às crianças estão cada vez mais emparedadas e os pátios com menos elementos naturais e mais cimento. Ela destaca que a cidade é uma parceira da escola em ofertar espaços mais naturalizados e que o Poder Público é o responsável tais ofertas. No entanto, a escola também pode fazer parcerias com outros espaços educativos que possuem áreas verdes a fim de naturalizar o contato com terra e plantas e dessa forma desenvolver o corpo que é natural e a preservação da natureza como ações imbricadas no brincar.

Durante a live, a Coordenadora Adjunta Solidade, expõe o trabalho da REPI-PE que tem como um dos eixos estruturantes o brincar nas diversas culturas que permeiam a infância. Ela destaca que é fundamental a confiança das crianças nos adultos nesta fase do desenvolvimento humano e, que a estes, carecem recordarem como, onde e quando brincavam na sua infância, bem como a repercussão do quanto o brincar foi importante em suas vidas.

Para finalizar, a Coordenadora Cida, refleti que estas discussões são sempre necessárias para que os Planos sejam efetivados e assim ainda temos muito o que fazer, que a conversa só está começando. Assim convidou a todos e todas para assistir ao trailer do filme “O começo da Vida lá fora 2” disponível neste link (clique aqui) .
Link da live (clique aqui).

Convidamos a todos e todas para assistirem a live na íntegra, nossas crianças merecem: as de ontem que nos residem, as de hoje com as quais convivemos e as que virão!

 

Fonte: NUJOR UNCME-PE /RNPI

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