24 de agosto de 2018

Três presidenciáveis assinam compromisso com a Primeira Infância

Três candidatos à Presidência da República, Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSOL) e Álvaro Dias (Podemos), aderiram à campanha “Criança é Prioridade Absoluta nas Eleições 2018” e assinaram nesta semana o termo de compromisso assumindo que as políticas públicas para crianças de zero a seis anos serão tratadas com prioridade em seus governos. A campanha da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), que tem a parceria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), foi lançada semana passada em Recife e tem como objetivo principal fazer com que todos os presidenciáveis e candidatos a governadores firmem o compromisso de investir na primeira infância.

Marina Silva assinou o termo de compromisso nesta quinta-feira (23), no Gama (DF), em ato público em uma escola da cidade. Em seu discurso, garantiu que todas as crianças do Brasil estarão em sala de aula se ela for eleita.

“Nosso compromisso é ter todas as crianças na sala de aula. Todo jovem com o diploma de segundo grau até os 19 anos. Educação de qualidade cria oportunidades. Todos têm as mesmas capacidades, o que nos faltam é a oportunidade”, afirmou a candidata.

Já Álvaro Dias, que aderiu à campanha da RNPI na última quarta-feira (22), garantiu que abrirá quatro milhões de vagas em creches se for eleito: “Um investimento rigoroso em saúde e educação durante a primeira infância proporciona melhor desempenho escolar e garante que o novo cidadão alcance suas potencialidades. O investimento vigoroso na área de saúde, alimentação, educação e segurança, vai proporcionar no futuro um emprego de melhor qualidade, um salário menor, reduzir os índices de corrupção e de violência”.

“A criança tem seus direitos garantidos pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e Marco Legal da Primeira Infância. Investir na primeira infância é a estratégia mais eficaz pra gente romper o ciclo de pobreza no país. Quanto mais se investe na primeira mais se previne o ciclo de violência e pobreza nas próximas gerações”, destacou Miriam Pragita, secretária-executiva da RNPI, durante o ato com o candidato.

O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, assinou o termo em Recife, também na quarta-feira (22). “Nós queremos apresentar um sistema de democracia nacional direta que vai aproximar o poder das pessoas para que encontros como esse não sejam momentos apenas de entregar pautas acumuladas, mas seja um momento permanente de se fazer política com participação e diversidade no Brasil junto com todas as entidades de educação com professores, com estudantes, com a comunidade escolar e com quem se dispõe a pensar a educação no país”, afirmou Boulos.

A assessora de proteção da ONG Visão Mundial, Karina Lira, que esteve no ato com Boulos representando a RNPI, ressaltou a importância de cada candidato ou candidata assegurar o investimento na agenda da criança em seus programas de governo.

 

 

 

voltar