21 de maio de 2022

Webinário – O brincar nas intenções e ações das organizações da REPI

A Rede Estadual Primeira Infância de Pernambuco (REPI-PE) realizou no dia 20 de maio de 2022 o seu primeiro webinário em alusão à Semana Mundial do Brincar, pois no dia 28 de maio é Dia do Brincar. Esta data é um marco de defesa do brincar livre e junto a natureza, principalmente na primeira infância. Participaram dessa atividade Solidade Menezes Coordenadora da REPI-PE, Rogério Morais (PIPA), Adalmira Pontes (FEIPE), Stephanie Filgueira (CPPL), Amanda Falcão (SE Jaboatão dos Guararapes), Emmanuelle Chaves (NINAPI) Anna Aline Coutinho (NINAR) e Cida Feire (RNPI). A live se encontra disponível em (clique aqui).

Por que falar tanto em brincar?

Partindo dessa indagação Solidade Menezes expôs que se trata de um universo amplo e cheio de possibilidades, porém necessita da compreensão dos adultos desse espaço, dessa temporalidade e desse direito que a criança tem ao nascer. Ela expressa que “o ser humano não nasceu para ficar parado. Ele nasceu para se movimentar”. Ela também retomou o Artigo 7º da Declaração Universal dos Direitos da Criança, que para o desenvolvimento e para a qualidade de vida do bebê e da criança na primeira infância, o brincar é extremamente necessário.

Durante a atividade cada convidado e convidada apresentou como trabalha na sua Instituição o direito de brincar. Assim, Rogério começou apresentando a PIPA e como a instituição trabalha o tema da brincadeira. Trouxe na sua fala o Pacto Global das Nações Unidas e a Agenda 2030, pois entende que não só o governo, mas também as empresas precisam dar prioridade a primeira infância. Então, nesse sentido oferecem um serviço às empresas contratantes que funciona como um benefício aos seus colaboradores que tem filhos na primeiríssima infância de 0 a 3 anos.

Stephanie apresentou o CPPL-Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem. Falou sobre a motivação do brincar, sua importância na prática e como ela se entrelaça no fazer clínico do CPPL. No Centro entendem o brincar como parte da natureza humana e que o brincar beneficia o crescimento, a saúde e conduz a um relacionamento de grupo. O brincar oportuniza a fantasia entre o interno e externo e colabora com a saúde psíquica. Ela destaca que através do brincar a criança se constrói, possibilita a produção compartilhada, a experiência com outro, a elaboração da subjetividade. Ressaltou também a importância do brincar livre.

Amanda Falcão destacou que o brincar é importante para além do desenvolvimento físico e motor, realmente como elo que sustenta as relações entre as famílias e as crianças, bem como dos/as professores/as com as crianças. A educação pública de Jaboatão dos Guararapes-PE prima pela equiparação do direito do brincar, do brincar estruturante e do brincar não estruturado. Ela traz o papel do/a professor/a enquanto mediador/a nas brincadeiras.

Anna Aline Coutinho, do Núcleo de Estudos Psicanalíticos (NINAR), inicia sua fala ressaltando a importância do brincar e da pesquisa que o Núcleo realiza sobre a relação mãe-bebê. Ela ressalta que nessa relação uma das primeiras brincadeiras é o ninar, o embalar e cantar cantigas para o bebê. Outra é quando o bebê, ao mamar, interage com a mãe neste momento, que brinca com o seio materno, bem como quando o bebê começa a descobrir o corpo brincando com suas mãos e pés. Todas essas brincadeiras são sem roteiro e vão ampliando as experiências do bebê com o passar do tempo, ou seja, a criança vai ampliando seu repertório brincante, assim como vai estruturando seu desenvolvimento corporal e em conjunto vai constituindo o seu psíquico. Anna expressa que quando esse desenvolvimento é saudável não se faz intervenções, somente quando se percebe que algo não está ocorrendo adequadamente. Contudo, as ações brincantes ocorrem em conjunto com os/as cuidadores/as, porque estes/as fazem parte do processo no qual o brincar faz toda a diferença.

Emmanuelle Chaves, do Núcleo de Investigação em Neurodesenvolvimento, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância (NINAPI) do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, apresenta que as pesquisas do núcleo focam na primeira infância em relação ao brincar fundamentado em conhecimentos da psicologia do desenvolvimento e da neuropsicologia a partir de Winnicott. Dessa forma ela destaca a potência que temos desde o nascimento para brincar com o corpo e assim estabelecer relação conosco e com as outras pessoas. Ela destacou a importância que tem o adulto compreender o brincar livre e o que este representa para o desenvolvimento dos bebês e crianças, bem como o seu envolvimento cultural e social com tudo que já foi realizado. Assim, desde o nascimento a criança vai estruturando suas conexões neurais com base forte, por isso a importância do brincar.

Cida Freide, Coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), apresenta a Rede divulgando que em agosto será a comemoração dos 15 anos de instituição dessa organização. Destaca que são muitos anos defendendo a infância em sua multiculturalidade. Ela expressa o seu compromisso, enquanto UNCME-PE, para atuar na coordenação da RNPI que conta com muitas instituições representando uma intersetorialidade que defende a Infância e a elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI). Este é um dos pontos do Plano Tático da Rede, expandir o número de municípios com PMPI, visto que nestes documentos o brincar é defendido e é coisa séria. O ato de brincar é tão sério que a Coordenadora da RNPI defendeu que seja instituída em cada município brasileiro a Lei da Semana Municipal do Brincar para que em todos os entes federados, o brincar seja uma prática constante e fomente conversas. Também destaca, que ações e formações devem ser pensadas para os adultos, para que em parceira, o brincar seja valorizado pelas famílias, pelas escolas, assim como pela sociedade e pelo Poder Público. Ressalta também, que as instituições públicas e/ou privadas necessitam para repensar todos os espaços da cidade em prol de uma infância saudável e íntegra.

Ao final da live a Coordenada Solidade trouxe as contribuições registradas no chat pelo público que estava presente. Finalizou convidando os presentes para assistirem a Roda de Conversas, que a SE da RNPI estará promovendo, e continuarem a refletir e dialogar sobre a importância do brincar para as crianças, a fim de encontrar caminhos brincantes.

 

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