09 de agosto de 2021

Webinário: Representação e Visibilidade da Criança de 0 a 6 anos nos Meios de Comunicação

A centralidade dos meios de comunicação convencionais e digitais na sociedade contemporânea coloca inúmeros desafios para a promoção e defesa dos direitos das crianças na primeira infância.

Entre outros temas, destacam-se o uso da imagem, o estímulo ao consumismo e a qualificação da cobertura noticiosa sobre as políticas públicas voltadas à população de 0 a 6 anos.

A Rede Nacional Primeira Infância – RNPI e a ANDI – Comunicação e Direitos promovem, no dia 13 de agosto, o webinário Representação e Visibilidade da Criança de 0 a 6 anos nos Meios de Comunicação.

O objetivo é debater sobre os riscos e oportunidades que compõem a interface da comunicação com a agenda da primeira infância.

O evento integra a programação do Mês da Primeira Infância, iniciativa da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania, com patrocínio das Nações Unidas Brasil e Joint SDG Fund.

Esta ação da ANDI e da RNPI integra o projeto Primeira Infância é Prioridade, com patrocínio da Petrobras.

Para quem acompanhar a transmissão ao vivo do webinário, será emitido um certificado online de participação ao final do evento.

Garanta sua vaga gratuitamente: bit.ly/primeirainfancianamidia

 

PROGRAMAÇÃO

Abertura
Apresentação dos objetivos do webinário e dos palestrantes, com a mediadora do evento, Mayara Gouveia, da Coordenação Geral de Formação e Disseminação da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (CGFDI/SNAPI) – Ministério da Cidadania.

Apresentação “Interface Primeira Infância e Comunicação” e Observatório do Marco Legal da Primeira Infância – Observa, Miriam Pragita, Diretora Executiva da ANDI – Comunicação e Direitos e Coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância – RNPI.

Tema A
“Agenda pública e primeira infância: uma análise dos principais méritos e limitações da cobertura realizada pela mídia brasileira”, com Diana Barbosa, Coordenadora Técnica do Observatório do Marco Legal da Primeira Infância – Observa (ANDI / RNPI).

Tema B
“Estratégias para fortalecer a participação das crianças no processo de construção das notícias”, com Juliana Doretto, Jornalista, Professora da PUC de Campinas e Cofundadora da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (RECRIA).

Tema C
“Consumismo e primeira infância: os desafios colocados pela comunicação comercial nos meios convencionais e digitais”, com Ana Olmos, Psicoterapeuta de Crianças e Adolescentes e Conselheira do Programa Criança e Consumo (Instituto Alana).

Debate
Perguntas e dúvidas apresentadas pelo público e respondidas pelos palestrantes.

 

Inscreva-se aqui, para participar!

A transmissão será ao vivo, via YouTube ANDI – Comunicação e Direitos e Facebook Rede Nacional Primeira Infância.

 

voltar