Boletim RNPI | Edição 13 | Maio de 2016

Redes de defesa dos direitos das crianças assinam carta aberta contra retrocessos

As Redes Nacionais de Defesa de Direitos Humanos com atuação na área dos direitos da criança e do adolescente lançaram uma Carta Aberta contra as ameças de retirada de direitos, diante do contexto político atual. No documento, as Redes reafirmam a importância da articulação da sociedade civil para evitar retrocessos. “Nesse sentido, ressaltamos que só a permanente articulação da sociedade civil, com a unidade e a mobilização de associações, fóruns, movimentos e redes, conjugando seus esforços e assegurando a construção coletiva, poderá fazer enfrentamento à retirada de direitos e aos possíveis retrocessos”, diz um trecho do documento. Confira

>Combate à violência sexual contra crianças e adolescentes mobiliza organizações de todo o Brasil

Dia 18 de Maio é Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, e diversas organizações de norte a sul do Brasil estarão mobilizadas e atuantes, inclusive integrantes da Rede Nacional Primeira Infância. Campanhas nas redes sociais, audiências públicas, caminhadas e debates estão entre algumas das ações previstas, que envolvem Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, organizações da sociedade civil, universidades, poder público e do setor privado. O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para a urgente necessidade de proteção de crianças e jovens contra a violência sexual. Confira

>“O Brincar que encanta o lugar” é tema da Semana Mundial do Brincar 2016

A Aliança pela Infância tem o grande prazer de anunciar a 7ª edição da Semana Mundial do Brincar (SMB), grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância. Com o tema “O Brincar que Encanta o Lugar”, a iniciativa acontece de 22 a 28 de maio, promovendo brincadeiras, palestras, debates e mobilizações. Confira

>Crianças participantes da 10ª CNDCA entregam suas propostas à Presidenta Dilma Rousseff

Depois de três dias de muita reflexão, aprendizado e escuta, os delegados do GT Criança, com idade entre 7 e 11 anos, tiveram suas propostas aprovadas pela Plenária da X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, em Brasília, que entrou para a história como a que mais incluiu a participação infantil. Além da incorporação no documento final da Conferência, o mosaico dos sonhos, com a representação das propostas dos delegados em desenhos, foi entregue à Presidenta Dilma Rousseff por uma comissão de crianças durante a solenidade de abertura das Conferências Conjuntas de Direitos Humanos. Confira

>Governo do Amazonas lança Programa Primeira Infância Amazonense

O Governo do Amazonas lançou no dia 6 de maio, em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o Programa Primeira Infância Amazonense (PIA). Instituído através da Lei 4.312, de 11 de março de 2016, o programa tem como objetivo garantir assistência integral às crianças amazonenses na faixa etária de 0 a 6 anos de idade, fortalecendo as ações já executadas pelo Governo nesta área. Confira

Curtinhas!

>Em breve, a Rede Nacional Primeira Infância estará de cara nova, aguarde! A votação da nova logomarca da RNPI está em segundo turno, com muitos debates e participação das organizações integrantes!

>O GT do Brincar, da RNPI, participa e convida a todos para o evento "A Criança e a cidade: seu direito ao Brincar e à arte, que acontece em São Paulo.

>Filme "O Começo da Vida" tem estreia online mundial pela plataforma VIDEOCAMP.

>O CIESPI lançou boletim sobre epidemia de zika vírus, saneamento básico e primeira infância, disponível para download gratuito, confira!

>O Portal Aleitamento.com lança aplicativo gratuito com informações sobre amamentação e puericultura.

>Documentário "Pai não é visita!", do Instituto Papai, estreia no Youtube, e tem versão com legendas em inglês e espanhol.

>O Caderno Legislativo 2016, fruto da monitoria sistemática das propostas de leis em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal que impactam a cidadania e a qualidade de vida do público de 0 a 17 anos, foi lançado pela Fundação Abrinq.

>A Plan Brasil abriu as inscrições para o V Concurso de Fotografia e Exposição "Por Ser Menina"com categoria profissional, amadora e para crianças e jovens.

>Foi publicado no Diário Oficial, pelo extinto Ministério da Cultura, a instituição do Programa de Formação Artística e Cultural que prevê o incentivo à formação cultural de professores, educadores, gestores de cultura e educação, desde a educação infantil.

>O Ministério da Educação lançou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb) que cria a Avaliação Nacional da Educação Infantil (Anei). Previsto para ocorrer de dois em dois anos, o ciclo avaliativo terá início em 2017 e vai realizar diagnósticos sobre as condições de oferta da educação infantil pelos sistemas de ensino público e particular do país.

#Agenda#

Parceiros Institucionais
Secretaria Executiva RNPI - 2015/17