Boletim RNPI | Edição 31 | Julho de 2018

Atenção conjunta à primeira infância é primordial para o futuro do país, mostra debate

O aprimoramento das políticas públicas para a primeira infância, com mais investimentos em saúde e educação para essa faixa etária, e mais atenção social para as crianças foram defendidos por todos os debatedores presentes nesta segunda-feira (2) na audiência pública "As Políticas para a Primeira Infância", promovida pela Comissão Senado do Futuro (CSF). Especificamente, foi sugerida a criação do Ministério da Primeira Infância, a universalização do acesso ao ensino e ao atendimento pediátrico, o aperfeiçoamento da formação dos profissionais que atuam com crianças nessa fase, a construção de hospitais da primeira infância em locais estratégicos e a criação da profissão de cuidador da primeira infância.

Veja aqui a matéria completa

>RNPI envia carta ao STF pleiteando respeito à infância no ingresso ao Ensino Fundamental

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) defende a permanência da criança na Educação Infantil até seis anos completos (ou cinco anos, onze meses e 29 dias) e seu ingresso no primeiro ano do Ensino Fundamental com seis anos completos, ou a completar até 31 de março do ano em que se der a matrícula. A defesa se baseia na psicologia do desenvolvimento, nas características físicas, psicológicas e sociais da criança nessa idade e na maior adequação da pedagogia da infância praticada na Educação Infantil às características do desenvolvimento da criança nessa faixa. Para a Rede, o que está em julgamento é a infância e o direito da criança vivê-la. "A atividade predominante de uma criança de cinco anos ainda é o brincar". Confira aqui

>Primeira Infância é destaque no III Congresso Internacional de Psicomotricidade Relacional

De 13 a 15 de setembro, acontecerá no ExpoUnimed, em Curitiba, o III Congresso Internacional de Psicomotricidade Relacional e o XIV Fórum Municipal de Educação “Prevenção na Primeira Infância como Prioridade para uma Sociedade Saudável”. O evento pretende mobilizar gestores públicos, profissionais e a sociedade de modo geral, para dialogar sobre a importância de ampliar a atenção ao desenvolvimento infantil, especialmente, durante os primeiros anos de vida da criança. Além disso, contribuirá para uma maior integração entre profissionais que visam o desenvolvimento de uma sociedade mais humana e afetiva, bem como divulgar os aportes da Psicomotricidade Relacional para a formação social e psíquica do ser humano. Participe deste evento! Veja mais aqui

>21ª edição do Prêmio FEAC de Jornalismo evidencia desenvolvimento infantil

Criança saudável, se desenvolvendo nos aspectos físico, cognitivo, social e afetivo. Pensando nisso, a Fundação FEAC elegeu o tema “Desenvolvimento da Primeira Infância” para comemorar os 21 anos do Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo. A temática é um dos eixos de investimento da estrutura programática da Fundação FEAC com o Programa Primeira Infância em Foco. Lançada como desafio para que o público-alvo da iniciativa elabore produtos jornalísticos que comuniquem, evidenciem e valorizem esse período fundamental da vida humana, que vai do nascimento aos 6 anos de idade, a premiação deste ano é direcionada exclusivamente para jornalistas de Campinas e região metropolitana. Saiba mais

>Candidatos devem se comprometer com a garantia do direito à educação infantil

O Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI) está realizando uma campanha para que candidatos e candidatas se comprometam com a defesa do direito das crianças de 0 a 6 anos à educação infantil de qualidade social. O Fórum produziu uma carta de compromisso, que traz 22 pontos, com pautas de interesse nacional como a revogação da Emenda Constitucional número 95, o fortalecimento do Fundeb como fundo permanente de financiamento às creches, e a implantação do CAQi – Custo Aluno Qualidade Inicial. E também temas específicos relacionados ao estado de Minas Gerais, como o Sistema Integrado de Educação. O objetivo do FMEI é não só que os candidatos comprometam-se com as políticas enumeradas, mas também monitorar a atuação dos eleitos no cumprimento das ações previstas. Participe!

Curtinhas

>IPA Brasil está com inscrições abertas para o curso Mediadores do Brincar Inclusivo que acontecerá aos sábados, das 9h às 12h, de 11 de agosto a 29 de setembro.

>Confira novo episódio da websérie Viva Mais SUS sobre a importância da participação do pai no planejamento de um filho e quanto o pré-natal do parceiro é essencial para a saúde do bebê.

>Sabará Hospital Infantil elabora cartilha divertida sobre asma. Por meio de passatempos, como cruzadinha e caça-palavras, o material explica o que é a asma, quais são os sintomas de uma crise e seus fatores desencadeantes. Acesse!

>Acesse e confira entrevista com Corinna Hawkes, consultora da OMS: "A cultura do excesso tem trazido muitos problemas, inclusive de saúde pública".

>MEC terá novo sistema de exames e passará a avaliar creche em 2019.

>MIEIB envia ofício para STF em defesa do direito a educação infantil para crianças com seis anos incompletos.

>Campanha pede o Dia Nacional da Educação sem Violência. Como forma de celebrar os quatro anos da Lei Menino Bernardo e incentivar uso de formas positivas de educar, atividades marcaram o dia 26 de junho.

>Conheça o Projeto Âncora: uma nova educação para uma nova sociedade.

>Prioridade Absoluta sai em defesa da proteção de dados de crianças e adolescentes. Veja aqui

>Estão abertas até 30 de julho as inscrições para o II Prêmio Jornalismo Cidadão – Radiotube 2018. Direitos das crianças e dos adolescentes têm destaque nesta edição do prêmio. Saiba mais!

>Inscrições prorrogadas para o Edital VIDEOCAMP de Filmes Transformadores, o tema desta edição é 'Educação Inclusiva'. Participe!

>Instituto Sou da Paz divulga relatório sobre o trabalho realizado em 2017 e suas respectivas conquistas. Acesse!

Agenda

Parceiros Institucionais
Secretaria Executiva RNPI - 2018/20