Boletim RNPI | Edição 62 | Fevereiro de 2021

RNPI pede aos ministros da Educação e Saúde prioridade para os profissionais da Educação na vacinação

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) encaminhou aos ministros da Educação, Milton Ribeiro, e da Saúde, Eduardo Pazuello, no dia 19 de fevereiro de 2021, um ofício solicitando que intercedam em favor da vacinação dos/as profissionais da Educação Básica, em especial aqueles que atuam na Educação Infantil. Acreditamos na intencionalidade de salvaguardar a saúde de professores/as, bebês e crianças pequenas, de profissionais que atuam nessa primeira etapa da educação básica, bem como de estudantes, professores/as e demais profissionais que atuam nas outras etapas e modalidades da educação básica, para além da efetivação e cumprimento dos protocolos de medidas protetivas e preventivas já organizados pela área da saúde, é essencial a inserção imediata de todas/os nos grupos prioritários que compõem as primeiras fases do Plano Nacional de Vacinação.

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> INSS tem 30 dias para cumprir ampliação da licença maternidade

Após decisão liminar e, posteriormente, votação favorável por maioria dos Ministros do Supremo Tribunal Federal da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.327, em abril do mesmo ano, as empresas e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm obrigação de ampliar o prazo da licença-maternidade das mães de bebês prematuros que trabalham em regime CLT, somando ao período padrão do benefício o tempo em que o bebê ficou na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal após seu nascimento.Apesar dessa decisão estar valendo desde 2020, alguns empregadores e o próprio INSS desconhecem e/ou negam esse fato.Leia mais

>Uma em cada três famílias adiaram a vacinação dos filhos durante a pandemia

A realidade imposta pelo novo coronavírus e o distanciamento social alteraram drasticamente a rotina de toda a sociedade. Enquanto o mundo aguarda para que toda a população receba a vacina, o Brasil enfrenta, ainda, outro desafio: reverter a queda da cobertura vacinal que, no último ano, passou pela pior adesão da série histórica. Apesar do Programa Nacional de Imunização (PNI) brasileiro ser uma referência mundial, a alta taxa de cobertura que sempre foi sua característica vem regredindo. Confira mais aqui

>UNICEF lança a segunda edição do #tmjUNICEF, programa de voluntariado digital para adolescentes e jovens de 16 a 24 anos

O UNICEF lançou a segunda edição do Tamo Junto UNICEF (#tmjUNICEF), programa de volutariado digital voltado a adolescentes e jovens de 16 a 24 anos. Lançado em 2020, tem como objetivo engajar a juventude em prol dos direitos de crianças e adolescentes. Nesta segunda edição, o programa mantém o foco em voluntariado digital e os voluntários poderão, também, participar de projetos do UNICEF sobre saúde mental, desenvolvimento profissional e comunicação. Leia mais aqui

>Crianças narram o impacto da mineração na Chapada Diamantina

Na Chapada Diamantina, elas vivem no entorno de mineradoras de ouro e ferro e percebem problemas que afetam a sua saúde e o meio ambiente. Como nos filmes de pirata, há tesouros escondidos em Jacobina (BA). Mas, diferente das histórias sobre grandes navegações e ilhas desconhecidas, as riquezas dessa região da Chapada Diamantina não estão em baús, nem se encontram no fundo do oceano. Ali, há preciosidades naturais em terra firme e muito ouro sob o solo. Veja mais aqui

Curtinhas

>A partir da apreciação do conjunto amplo de fotografias de Roque Antônio Juaquim, brincante e observador da cultura da infância, surgiu o projeto TRANSVENDO INFÂNCIAS, onde 08 artistas visuais, mulheres, são convidadas a recriar obras a partir dos atravessamentos que essas fotografias causam em suas narrativas. A ideia do Projeto consiste em perceber, como as infâncias de cada artista se encontram através das histórias contadas por meio dos registros fotográficos e quais processos podem surgir através dessa intersecção mediada pela materialidade na arte. Confira mais aqui

>No podcast da Petrobras Comunidade você vai perceber o quanto esse assunto da vacinação da criança influencia na saúde do adulto. O enfermeiro Antônio dos Santos, acredita que “garantir o direito e o acesso das crianças às vacinas, hoje, é investir num país mais saudável e forte no futuro”. Já os pediatras Isabella Ballalai e Daniel Becker, dão dicas e esclarecem dúvidas como: “por que confiar na vacina?”; “como melhorar a imunidade das crianças?”. Além disso, Miriam Pragita, coordenadora do projeto Primeira Infância é Prioridade e Nadia Fagundes, da Petrobras, nos falam sobre a Plataforma Observa que reúne os indicadores das crianças entre 0 e 6 anos de todos os municípios brasileiros nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação. Acesse aqui

> O UNICEF lançou um novo canal de ajuda virtual em saúde mental e bem-estar para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. O Pode Falar foi criado em parceria com diversas organizações da sociedade civil e empresas com expertise na área, e funciona de forma anônima e gratuita por meio de um chatbot que pode ser acessado no site. O atendimento de escuta individual funciona em regime de plantão, em um processo simplificado de encaminhamento, conectado com as plataformas da instituição parceira responsável pelo atendimento. Saiba mais aqui

>A volta às aulas presenciais depois de um longo período de isolamento social é um evento complexo. O Instituto Rodrigo Mendes realizou uma pesquisa sobre protocolos para educação inclusiva durante a pandemia. Os estudantes vêm de diferentes contextos, desde aquelas crianças que dedicaram muitas horas à sua aprendizagem, tendo recebido apoio personalizado e acesso a diferentes materiais didáticos, até aquelas que não tiveram nenhuma oportunidade de estudo durante esse tempo, devido à falta de condições de infraestrutura, familiares ou até mesmo psíquicas. Essas lacunas de aprendizagem devem ser endereçadas na volta às aulas, evitando que os alunos se desmotivem. Veja mais aqui

>Cercada por muros e moldada por concepções que já completaram mais de dois séculos, a escola, como ícone mor da Educação formal, está sendo colocada em xeque diante dos desafios impostos pela Pandemia do COVID 19. Nesse contexto, ao discutir a abertura ou não das escolas, o assunto precisa ir para além dos portões e protocolos de saúde, pois a educação não se resume a ensino dos componentes curriculares e escola é lugar de formação integral, de convivência com o outro, de reconhecimento da diversidade, de formação cidadã. Nesse contexto, Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante, fala sobre abertura das escolas. Venha conhecer nessa entrevista a essência do que vem defendendo a Avante – Educação e Mobilização Social ao longo de 25 anos. Entenda mais aqui

>Desde julho de 2020 um Grupo de Trabalho tem realizado a pesquisa O Brincar em Tempos de Pandemia com o apoio institucional da ABBri. A pesquisa é um trabalho voluntário e independente para as profissionais que elaboraram a iniciativa, e buscou compreender a realidade brasileira e os desafios do brincar durante o isolamento para as infâncias nos estados brasileiros e Distrito Federal do país. O brincar como linguagem cultural da criança, contribui para o desenvolvimento integral e fortalecimento de vínculos entre adultos - crianças. Confira mais aqui

>Um dos fatores que facilitam a desigualdade de gênero na ciência é a falta de critérios adequados na avaliação da produtividade científica de mulheres com filhos. O Movimento Parent in Science, com o objetivo de estimular a criação de novos cenários, lançou o guia "Editais que incluem maternidade". O guia reúne exemplos de instituições de ensino superior e agências de fomento que já consideram a maternidade como um fator decisivo na avaliação da produtividade acadêmica, e está disponível para download Faça o download aqui

>O UNICEF e a Roche lançam um projeto para promover o diagnóstico precoce e o estímulo de crianças com atraso no desenvolvimento, deficiências e doenças raras – entre elas a atrofia muscular espinhal e o autismo. A iniciativa tem busca o compartilhamento de boas práticas ainda na primeira infância e será implementada em UPS de 5 capitais brasileiras, capacitando profissionais de saúde para realizar o diagnóstico inicial, acompanhar e referenciar as crianças para serviços especializados para confirmação diagnóstica, tratamento e reabilitação. Veja mais aqui

>O programa Crescer Aprendendo, da United Way Brasil, lançou sua plataforma digital sobre os principais temas relacionados ao desenvolvimento na primeira infância. De forma lúdica, com linguagem acessível a diferentes públicos. O objetivo da plataforma é compartilhar a dinâmica do programa para que mais pessoas possam ter acesso aos conteúdos, desenvolvendo um trabalho focado nos primeiros anos de vida, a partir da formação de pais e responsáveis. Também serve como subsídio às famílias no dia a dia com seus filhos e filhas. O acesso é gratuito e, a cada mês, a plataforma vai disponibilizar novos temas. Leia mais aqui

>Prestes a completar um ano de pandemia, e pais e mães nunca estiveram tão próximos de seus filhos quanto agora. O que parece ser bom para a relação familiar, pode ter efeito contrário: Elisama Santos, psicanalista, educadora parental e consultora em educação não violenta, em entrevista para Universa, a autora dos livros "Educação Não Violenta" e "Por que gritamos?", fala sobre os efeitos desse período na relação entre pais e filhos, a ilusão da paternidade perfeita e as lições que o Big Brother Brasil nos dá sobre educação. Confira mais aqui

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