05 de junho de 2024

No Marajó, Direitos Humanos apoia ações de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes com deficiência

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) integrou, ao longo desta semana, a Caravana Eu me Protejo e participou de ações de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes com deficiência, no Marajó (PA). Na segunda-feira (20), o grupo levou ações de educação inclusiva para a comunidade do município de Ponta de Pedras e a pasta oficializou a entrega de cinco embarcações para os conselhos tutelares da região. Na quarta (22), a comitiva seguiu para Soure, onde realizou formação sobre a utilização do material do “Eu me Protejo” em linguagem simples para lideranças locais.

No arquipélago, a secretária Anna Paula Feminella, que acompanhou a comitiva liderada pelo ministro Silvio Almeida, destacou a importância de levar para os territórios ações preventivas que ajudam as crianças, os adultos e os profissionais a identificarem situações de perigo e violência. “Esse tema, sobretudo quando envolve abusos sexuais, costuma ser silenciado, e o silêncio permite que as crianças e adolescentes continuem sendo violentados. Por isso, diante de uma denúncia, a orientação é não duvidar das crianças, mas efetivar a proteção, ouvir e acolher”, disse a gestora.

No município de Soure, as atividades da caravana reuniram lideranças, estudantes, conselheiros tutelares, delegados, além de representantes da cidade de Salvaterra, situada também no arquipélago do Marajó. Já em Ponta de Pedras, na quarta-feira (22), o grupo realizou uma audiência pública sobre enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes com deficiência.



🔴Saiba mais: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/no-marajo-direitos-humanos-apoia-acoes-de-enfrentamento-a-violencia-contra-criancas-e-adolescentes-com-deficiencia

Foto: Tiago Araújo
Fonte: Gov.br
Notícia: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/no-marajo-direitos-humanos-apoia-acoes-de-enfrentamento-a-violencia-contra-criancas-e-adolescentes-com-deficiencia

voltar