25 de junho de 2012
Oficina intensiva em infância e adolescência: da teoria à prática
Teoria e prática sobre os direitos da criança e do adolescente no Brasil: Reflexões, experiências e aprendizagem em 5 dias de muito trabalho
Local: São Paulo/SP
Data: 02 a 06 de julho
Horário: 10h às 19h
Uma semana de intenso aprofundamento
teórico e prático sobre criança e adolescente!
A imersão em Infância e Adolescência irá capacitar os participantes para a assistência, garantia e defesa dos direitos da Criança e do Adolescente no Brasil – em estreita articulação com a Justiça da Infância e da Juventude, o Ministério Público e com os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos. O treinamento reunirá pela primeira vez quatro experientes profissionais que, em 5 dias de curso, discutirão questões fundamentais para o cotidiano de educadores, gestores e conselheiros interessados ou a profissionais de qualquer disciplina que atuem com crianças e adolescentes.
Conteúdo Programático
Segunda-feira
– Apresentação da programação e participantes
– Divisão dos grupos e instruções do TCC
– Cine Sociocultural
Terça-feira
– Histórico da Criança no Brasil
a) A realidade atual a partir da história e dos fatos; retrospectiva legislativa; histórico da assistência e do atendimento; como surgiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
b) Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
– Tecnologia de avaliação de projetos e Programas de Apoio a Criança, Adolescente e Família
– Direitos Difusos e Coletivos, Direitos Humanos e Interesse Superior da Criança
a) Direitos da pessoa humana
b) Declaração dos Direitos da Criança e do Adolescente
c) Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
d) Interesse superior da Criança
Quarta-feira
– O papel do pedagogo e do educador social / Linhas pedagógicas de atuação
– A infância e a Criança – Aspectos Subjetivos e Sociais
a) Compreendendo a infância na atualidade; desenvolvimento psicológico da criança; a criança e a família; a importância da família na formação da criança
– A Adolescência e o Adolescente
a) A construção cultural da nação de adolescência; a adolescência e o adolescente de hoje: possibilidades e desafios; fases do desenvolvimento emocional do adolescente; O adolescente, a sociedade e a família
Quinta-feira
– Capacidades Familiares – A família hoje
a) O que é família; a família contemporânea; o homem e a mulher atual; a família brasileira hoje; as funções materna, paterna e filial; as necessidades das famílias; a família e as mudanças; famílias protetivas
– O Trabalho de Aconselhamento Familiar
a) Vulnerabilidade do profissional. Paradigmas. O que se perguntar antes de aconselhar. O que é aconselhar? Dicas para avaliar as forças das famílias. Sugestões de trabalho
– Violência Intrafamiliar
a) Negligência, violência psicológica, física e sexual
– Causas e consequências do abandono, da negligência e do abuso em Crianças e Adolescentes
a) O papel da família; a falta da família; vulnerabilidade; negligência; consequências e efeitos psicológicos do abandono; abandono e problema de aprendizagem; resiliência; quando o abrigo deixa de ser proteção
– Sistema de Informação e Relacionamento
a) Para que um sistema de informação? Como transformar a informação em defesa e proteção
b) direitos fundamentais e suas violações
c) estudo de caso
– Como transformar o atendimento em informação pertinente ao acompanhamento, solução e aprendizado
a) Como transformar atendimento aos direitos fundamentais e respectivas aplicações em informação útil
Sexta-feira
– Apresentação dos trabalhos em grupo
Mais informações: (11) 2978-6686 ou dialogo@doalogosocial.com.br