02 de fevereiro de 2017

Observatório da Primeira Infância: obesidade infantil, prevenção de acidentes na primeira infância e orçamento Primeira Infância

A Rede Nacional Primeira Infância lança uma série de três animações para web que abordam cada um dos temas do Observatório da Primeira Infância: obesidade infantil, prevenção de acidentes na primeira infância e orçamento Primeira Infância. As animações são voltadas às famílias, profissionais que atuam com as crianças, defensores de direitos, e demais interessados – e podem ser assistidos junto com as crianças. Os vídeos estão disponíveis gratuitamente no canal da Rede Nacional Primeira Infância no Youtube.

Cada animação tem média de duração de três minutos e comunicam de forma clara e sucinta cada uma das três publicações do Observatório da Primeira Infância, que realizou pesquisas sobre temas presentes Plano Nacional para Primeira Infância: Obesidade infantil , Prevenção de acidentes na primeira infância, e Orçamento primeira infância.

Os acidentes na primeira infância são um grave problema de saúde pública, e 90% dos casos dos acidentes domésticos podem ser evitados. No vídeo, são apresentados os tipos de acidentes mais comuns e os cuidados recomendados aos adultos durante a troca de fraldas, o momento do banho, na cozinha, no berço, nas janelas, ao atravessar a rua e nos parquinhos.
Quase 10% das crianças na América Latina estão obesas, e a obesidade infantil é uma doença grave, que pode levar a graves consequências. O vídeo apresenta as principais causas e os riscos à saúde, e dicas para prevenir e tratar essa doença, desde o pré-natal adequado, passando pelo incentivo à amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida e amamentação complementada até pelo menos os dois anos de idade, o uso controlado e videogames e eletrônicos, fazer as refeições à mesa e consumir alimentos naturais, e praticar exercícios físicos regulares e brincar ao ar livre.
O terceiro vídeo tem o objetivo de informar a população sobre o orçamento investido em políticas para a infância, e a importância de que haja transparência por parte do Estado na divulgação desses dados. No Brasil, estima-se que o número de crianças na primeira infância (até os seis anos de idade) seja de de 20 milhões, o que representa quase 10% da população brasileira, e os recursos usados para melhorar a vida das crianças precisa estar mais visível no planejamento e execução dos orçamentos públicos. O vídeo introduz de forma breve o conceito de orçamento público, políticas públicas e monitoramento, e reforça a importância de se investir na primeira infância.

A realização dos vídeos do Observatório da Primeira Infância é fruto da parceria entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância / CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular.

voltar