23 de dezembro de 2014

A Situação Mundial da Infância: Re-imaginar o futuro

O relatório Situação Mundial da Infância 2015, lançado no ano do 25° aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, considerando os desafios próprios desta época, enfoca as abordagens e inovações necessárias para enfrentar problemas antigos que continuam afetando as crianças menos favorecidas.

O documento parte da premissa de que a inovação pode ser catalisadora de mudanças para as crianças mais vulneráveis. Mas considera que as inovações por si só não são suficientes, sendo fundamental que estas incorporem e desenvolvam inclusão e oportunidades para todas as crianças.

Isso significa “criar sistemas interligados e novas redes de solucionadores de problemas, que sejam transversais a setores, gerações e geografias; ampliar soluções locais para resolver desafios globais – e adaptá-las a novos contextos; formatar novos mercados e estimular o setor privado a planejar com vistas ao desenvolvimento; significa criar soluções com a participação das comunidades, com vistas à inclusão de todos os seus membros, impedindo que inovações ampliem diferenças; significa fazer as coisas de forma diferente, orientando as mudanças em favor da criança”.

O relatório, inteiramente digital e com conteúdos multimédia e interativos, está dividido em três partes (sua versão integral está disponível apenas em inglês): Parte 1: Moldando mudanças para beneficiar todas as crianças; Parte 2: Um futuro distribuído de maneira injusta; Parte 3: Inovando para a equidade e Muitas vozes, muitas histórias.

Na terceira parte, são apresentadas uma série de iniciativas desenvolvidas ao redor do mundo que favorecem o acesso a direitos por parte das crianças, ações estas que muitas vezes são lideradas pelas próprias crianças e jovens. Tais iniciativas caracterizadas pela criatividade, conectividade e colaboração, são impulsionadas pelo desejo de solucionar os problemas enfrentados, sendo levadas a cabo em laboratórios de projetos tecnológicos e de universidades, em organizações e empresas de desenvolvimento, em cozinhas e centros comunitários. O relatório Inclui uma plataforma interativa que mapeia projetos inovadores em vários países do mundo e convida os inovadores a colocarem no mapa suas próprias ideias e ações.

Clique aqui para fazer o download do resumo executivo em português

Veja o Relatório completo em inglês

Informações: equidadeparaainfancia.org

voltar