28 de fevereiro de 2024

A sombra da violência política de gênero e seus prejuízos para a sociedade

A violência política de gênero é uma realidade persistente que não apenas afeta diretamente as mulheres envolvidas na política, mas também tem repercussões profundas para a sociedade. Esse tipo de violência se manifesta de várias formas, incluindo assédio, discriminação, difamação e até violência física, visando silenciar e marginalizar as mulheres no espaço político. As consequências dessa violência vão muito além do impacto imediato sobre as vítimas; elas reverberam através do tecido da nossa democracia, enfraquecendo-a.

As mulheres trazem perspectivas, experiências e habilidades únicas para a política que são essenciais para a criação de políticas públicas inclusivas e eficazes. A exclusão das mulheres do processo político tem consequências devastadoras para a representatividade e eficácia governamental. Sem a diversidade de perspectivas que as mulheres trazem, decisões políticas tendem a refletir uma visão limitada, negligenciando questões cruciais como saúde, educação, violência doméstica e igualdade de gênero. Isso ocorre porque questões específicas de gênero, muitas vezes, não são priorizadas ou mesmo adequadamente compreendidas sem a participação feminina.

A participação feminina em cargos decisórios, especialmente em setores como urbanismo, transporte e gestão de serviços públicos, por exemplo, é capaz de ampliar o acesso e a segurança das mulheres, combater o assédio e a violência e, consequentemente, elevar o bem-estar de toda a comunidade.

🔴 Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/sombra-violencia-politica-genero-prejuizos-sociedade/?comp=app-android


Fonte: Gazeta do Povo
Foto: Pixabay
Notícia: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/sombra-violencia-politica-genero-prejuizos-sociedade/?comp=app-android

voltar