18 de julho de 2016
Amamentação e Alimentação Complementar Saudável: Sustentabilidade no Século XXI é tema do Encontro Nacional de Aleitamento Materno
É com imensa alegria que a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN Brasil) realiza o XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno em Florianópolis, Capital de Santa Catarina. Com suas ricas belezas naturais Florianópolis encanta todos que a visitam. Em 2013, foi eleita pela revista Condé Nast Traveller, como a cidade mais amigável do mundo para receber turistas, e no mesmo ano, como a capital mais desenvolvida do país, segundo resultado da pesquisa divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Desde 1991, a Rede IBFAN Brasil, em parceria com grupos de mães e outras entidades ligadas à área da saúde, realiza o Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM), que é um evento de âmbito nacional voltado para a atualização e o debate amplo sobre o aleitamento materno em defesa das crianças pequenas a uma alimentação saudável desde o nascimento. Considerado tradicional no calendário de eventos científicos do país, ao longo de sua trajetória tem construído e consolidado um espaço de discussão, reflexão, troca de saberes e experiências entre profissionais de saúde, pesquisadores, gestores públicos, grupos de mães, agentes comunitários de saúde e estudantes, pautando-se nas múltiplas dimensões que envolvem a prática de amamentar. A partir de 2010 passamos a incluir no evento discussões que abordam também as práticas de alimentação complementar, levando em conta que as recomendações científicas para a boa alimentação infantil são: aleitamento continuado depois do sexto mês com a introdução de alimentação complementar saudável até pelo menos o segundo ano de vida, e amamentação exclusiva nos primeiros seis meses. Assim, este será o IV ENACS (Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável).
O tema central deste XIV ENAM e IV ENACS – “Amamentação e Alimentação Complementar Saudável: Sustentabilidade no Século XXI” foi pensado a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas ligações com o aleitamento materno, fazendo conexões diretas com a nutrição sustentável e a segurança alimentar; a saúde sustentável e o sistema de saúde; a sustentabilidade do meio ambiente e a mudança climática; e a produtividade, trabalho e o “empoderamento” das mulheres. Portanto, sejam todos muito bem vindos para esse período de debate, construção e fortalecimento de conhecimentos. Aproveitem a hospitalidade da Ilha da Magia, conhecendo as suas belezas naturais e sua cultura.
Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos
Presidente do XIV ENAM e IV ENACS 2016 e membro da Rede IBFAN Brasil
Fabiana Swain Müller
Coordenadora da Rede IBFAN Brasil
Marina Ferreira Rea
Coordenadora da Comissão Científica do XIV ENAM e IV ENACS 2016 e membro da Rede IBFAN Brasil
Os ENAM e ENACS são eventos livres de conflitos de interesse. A IBFAN não aceita patrocínio de empresas produtoras ou distribuidoras de produtos que competem com a amamentação. A IBFAN BRASIL é uma rede presente em 17 estados da federação: seus membros não aceitam apoio financeiro de companhias que impliquem conflito de interesses com a causa da amamentação e da alimentação complementar saudável.
(Informações: IBFAN Brasil)