29 de setembro de 2021

ANDI e UNCME iniciam processo de transição da secretaria executiva da RNPI

A ANDI – Comunicação e Direitos e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) iniciaram a agenda de transição da secretaria executiva da Rede Nacional Primeira Infância, que será assumida pela UNCME Pernambuco em janeiro de 2022.

O primeiro encontro presencial aconteceu em Brasília, nos dias 15 e 16 de setembro, e contou com a presença do professor Manuel Humberto Gonzaga Lima, presidente nacional da UNCME; Solidade Menezes, assessora de Legislação Educacional da UNCME-PE e futura coordenadora adjunta da secretaria executiva da RNPI; Vaneska Melo, diretora administrativa e financeira da UNCME-PE; Cida Freire, assessora de primeira infância da UNCME-PE, futura coordenadora da secretaria executiva da RNPI; Luís Cipriano, assessor geral e de comunicação da UNCME-PE e coordenador nacional de Marketing, Mídias Sociais e Eventos da UNCME e Manuel Messias, coordenador da UNCME-PE e diretor administrativo financeiro da UNCME Nacional, e com a atual equipe da secretaria executiva realizada pela ANDI: Miriam Pragita, Eduardo Chakora, Luciana Abade, Mariana Rodrigues e Flávia Falcão.

Nos dois dias de reuniões, foi apresentada a experiência da atual secretaria executiva e os processos de incidência política, comunicação, gestão de membros e acompanhamento dos grupos de trabalho – bem como a gestão dos projetos e a gestão financeira da secretaria da RNPI. Durante a reunião, a equipe da UNCME também pôde conhecer mais detalhes sobre o projeto do Curso EAD Elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância, que é oferecido a gestores públicos, técnicos de secretarias e defensores dos direitos das crianças na primeira infância, como também sobre a Plataforma OBSERVA, uma ferramenta online inovadora que oferece insumos para os processos de formulação, implementação, monitoramento e acompanhamento de políticas públicas voltadas à primeira infância, buscando contribuir para a garantia da prioridade dessa agenda em âmbito local e nacional.

Como parte da agenda de transição, vale destacar que a UNCME PE participará da Oficina de Avaliação da RNPI, das reuniões da secretaria executiva com o Grupo Diretivo, da reunião com representantes das REPIS e nos encontraremos novamente na Assembleia que ocorrerá em formato híbrido nos dias 18 e 19 de novembro de 2021. Além disso, o diálogo é constante para a troca de informações e passagem de rotinas.

“Foi com muita alegria que recebemos os representantes da UNCME. Foram dias bem produtivos e afetivos. A equipe da UNCME é comprometida, com muita experiência de trabalhar em rede. Estaremos super bem conduzidos e representados”, assinala a coordenadora da RNPI, Miriam Pragita.

A secretaria executiva é uma função que tem duração de três anos, e circula entre os membros da Rede Nacional Primeira Infância mediante eleição em assembleia. A ANDI conduziu a Rede por mais um ano, por conta da pandemia da COVID-19. Já a UNCME PE assumirá a secretaria executiva da RNPI em janeiro de 2022 e deve encerrar sua gestão em dezembro de 2024.

“Grata aos que fazem a ANDI pela acolhida cheia de afeto, foi uma alegria perceber tanto compromisso e fidelidade aos princípios da RNPI. Estamos com o coração em festa e a cabeça em ebulição para continuar o trabalho que vem sendo feito com tanto esmero ao longo dos anos”, afirma Cida Freire, que coordenará a secretaria executiva da Rede no próximo triênio.

 

voltar