25 de abril de 2024

Educação inclusiva: como lidar com o tempo integral na escola

Em implementação em quase 85% dos municípios brasileiros e em todos os Estados, o programa Escola em Tempo Integral vai ampliar a jornada escolar dos estudantes. A forma como isso vai acontecer deve vir atrelada à concepção de Educação Integral, a fim de que o direito a uma Educação inclusiva seja respeitado.

“A concepção da Educação Integral tem ganhos para todos os estudantes, inclusive para os estudantes com deficiência, porque a diversificação e ampliação das oportunidades de aprendizagem e de convivência favorecem o desenvolvimento integral de todos”, explica Bianca Ramos, coordenadora de Desenvolvimento Institucional do MAIS/Movimento Down e gestora de projetos na Cidade Escola Aprendiz.

Para tanto, é necessário observar o direito que as crianças e adolescentes com deficiência têm de frequentar escolas e turmas regulares, de forma inclusiva. De acordo com dados do Censo Escolar 2023, cerca de 1,77 milhão de estudantes com deficiência cursam a Educação Básica. Desses, 91% estão matriculados em salas regulares, um avanço para o país em relação a cinco anos atrás, quando a taxa era de 87%.

🔴 Veja mais em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/educacao-inclusiva-como-lidar-com-o-tempo-integral-na-escola/

Foto: Freepik
Fonte: Centro de Referências em Educação Integral

voltar