27 de junho de 2024
Especialistas defendem primeira infância como prioridade nas eleições 2024
Investimentos nessa etapa da vida reduzem desigualdade e têm alta taxa de retorno econômico, mostram estudos
O investimento dos municípios em serviços que melhorem a qualidade de vida das crianças de zero a seis anos tem o potencial de reduzir a desigualdade, diminuir a violência e aumentar o desenvolvimento da região ao longo de décadas. Por isso, esse tema deveria ser prioritário na pauta das eleições de 2024, afirmam especialistas e entidades que estudam o assunto.
“A ciência já sabe que esse período é uma janela de oportunidade, a fase mais importante da vida”, diz Maíra Souza, oficial de desenvolvimento infantil na primeira infância do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). “No Brasil, estamos falando de muita gente, são 18 milhões de crianças nessa faixa etária.”
Existe um consenso internacional de que o investimento na primeira infância é o que apresenta a mais alta taxa de retorno econômico, com base no trabalho do norte-americano James Heckman, Prêmio Nobel de Economia de 2000. Em um de seus estudos, o economista encontrou um retorno anual de 13 por cento sobre investimento em um programa de cuidado integral a crianças de zero a cinco anos de famílias desfavorecidas nos Estados Unidos. As crianças foram acompanhadas por mais de três décadas, e os ganhos foram calculados considerando benefícios em saúde, produtividade e redução do envolvimento em criminalidade e uso de drogas.
Leia mais: https://www1.folha.uol.com.br/…/especialistas-defendem…
Foto: Zanone Fraissat/Folhapress
Fonte: Folha de São Paulo