27 de novembro de 2024

Live da Campanha Criança é Prioridade Reuniu Especialistas em Recomendações para Gestores Municipais

O evento, realizado em 26 de novembro de 2024, destacou a importância da primeira infância nas políticas públicas!

No dia 26 de novembro de 2024, a Live da Campanha Criança é Prioridade proporcionou uma discussão enriquecedora sobre recomendações aos gestores municipais eleitos. Transmitido pelo canal da RNPI no YouTube, o evento contou com a participação de especialistas e representantes de instituições dedicadas à promoção da primeira infância.

A live foi aberta pela Coordenadora da SE/RNPI/UNCME-PE, Solidade Menezes, que expressou a honra de compartilhar o evento com especialistas e pessoas engajadas na causa da primeira infância. Solidade destacou que esta é uma ação da Rede Nacional Primeira Infância, executada pela Secretaria a cada dois anos, reafirmando o compromisso com o futuro das crianças. Ao final de sua fala, ela desejou a todos e todas boas-vindas, enfatizando a importância da participação de todos na live.

Durante o evento, as instituições envolvidas reafirmaram seu compromisso com os novos gestores, apresentando diretrizes e recomendações contidas nos documentos firmados na Campanha Criança é Prioridade. Vital Didonet, da RNPI, abordou a avaliação da campanha em três aspectos: a vitalidade da RNPI, os resultados obtidos e a inclusão da primeira infância nas agendas municipais.

Karina Fasson, da FMCSV, trouxe à tona reflexões sobre a importância das eleições e seu impacto na primeira infância, enquanto Cláudia Vidigal, da FVL, compartilhou insights sobre o projeto “Raízes da Empatia”, criado pela educadora canadense Mary Gordon, que visa enfrentar a violência por meio da presença de bebês nas cidades.

Miriam Pragita, da AGENDA 227, discutiu as diretrizes para uma gestão municipal comprometida com a infância e a adolescência, enfatizando a mobilização e a incidência política pós-eleições. Hallim Girade, do TCE GO/IRB, apresentou reflexões sobre o PPA e o que deve ser implementado nos municípios para uma gestão eficaz.

A mediação ficou a cargo de Luzia Laffite, da IFAN, que conduziu as discussões de forma dinâmica e envolvente. Para quem não conseguiu acompanhar ao vivo, a transmissão está disponível aqui. (https://www.youtube.com/watch?v=aq-hWqhfgyg)

voltar