06 de outubro de 2015

PMPI de Itambé (PE) é entregue à RNPI em reunião no Rio de Janeiro

Dia 30 de setembro aconteceu apresentação solene do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Itambé (PE) e entrega à Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) pela Rede Estadual de Pernambuco (REI- PE), fortalecendo as articulações em prol dos direitos das crianças de 0 a 6 anos em todo o Brasil. O PMPI de Itambé foi aprovado como lei pelo poder legislativo em uma Audiência Pública na Câmera de Vereadores do município em novembro do ano passado (2014),

Na reunião para apresentação do documento, formou-se uma roda para apresentação do plano que contou com a participação, entre outros, de Vital Didonet, assessor para Assuntos Legislativos da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI); Maria Thereza Marcilio, gestora institucional da Avante – Educação e Mobilização Social, Ana Oliva Marcilio, consultora associada da Avante e coordenadora do projeto Primeira Infância Cidadã (PIC); e Ligia Cabral, técnica de desenvolvimento local (TDL) do PIC, nas ações de articulação para elaboração do PMPI e assessora da REPI – PE.

“A elaboração e consolidação do PMPI de Itambé revela o resultado do investimento na orientação e monitoramento da produção da Comissão e dos Grupos de Trabalho (GT) responsáveis pela elaboração do documento, e a força do trabalho articulado”, diz Ana Oliva Marcílio. O projeto coordenado por ela – o PIC, atuou entre 2012 e 2014 em prol do fortalecimento de cinco Redes Estaduais e fomento à construção do PMPI em cinco estados, de três diferentes regiões: norte, nordeste e centro-oeste. O PIC também articulou a Rede Estadual Primeira Infância (REPI) da Bahia, cujo papel de secretaria executiva é atualmente desempenhado pela Avante. O projeto apoiou a construção de diversos PMPI por meio da disseminação da tecnologia proposta no Guia do PMPI e fomentou espaços de participação e escuta política de crianças para elaboração do documento.

“A emoção em receber o PMPI de Itambé é enorme, foi muito trabalho, muita articulação”, declarou Ana Marcilio, ao explicar o trabalho realizado pelo PIC na coordenação da articulação entre o município e a REPI-PE para elaboração do documento. Ana parabenizou o trabalho do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itambé e destacou a atuação de Lígia Cabral.

(Informações: Avante)

voltar