26 de dezembro de 2022

Quatro novos membros e três novos amigos/amigas se juntam ao time na defesa das infâncias

Hoje é mais um dia de comemoração na RNPI em 2022, pois quatro novos membros e três novos amigos/amigas se juntam ao time na defesa das infâncias. Sejam bem vindos/vindas!!!!!

Novos Membros:
1.Centro Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento – CINTERCOOP é uma organização da Sociedade Civil, da cidade de Três Lagoas/MS, que tem como missão a “Promoção de Direitos de Crianças e Adolescentes, Cultura, Educação, Esporte e Desenvolvimento Humano Sustentável Ações/projetos: Plano Municipal da Primeira Infância, Fórum de Educação Infantil da Primeira Infância, Centro de Referência Esportiva e Educacional Três Lagoas, Empoderamento de Meninas” a fim de contribuir com o avanço dos processos de promoção dos direitos e garantias fundamentais relacionados à Primeira Infância e promover o avanço das Políticas Públicas para as crianças e suas famílias. Atende crianças de 0 a 6 anos, gestantes e adolescentes. Desenvolve ações de apoio à gestante/Amamentação, Assistência social, Brincar, Comunicação, Consumismo/Publicidade infantil, Convivência comunitária, Cultura/Arte, Defesa e promoção de direitos, Educação Infantil, Formação de profissionais, Fortalecimento de vínculos, Incidência política/advocacy, Meio ambiente, Nutrição infantil, Participação infantil/Escuta das crianças/Cidadania, Paternidade e valorização do homem como cuidador, Pesquisa, Prevenção de acidentes, Prevenção e proteção contra violências, Saúde infantil, Urbanismo/Arquitetura/Acesso à cidade. Integra a REPI-MS.

2.Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais é de Belo Horizonte/MG, que tem como missão “Promover a excelência da Educação em Minas Gerais, por meio do aprimoramento continuo dos sistemas normativos e cooperação com órgãos afins e sociedade”. A instituição regula a oferta da educação no sistema de ensino de Minas Gerais, por meio da edição de normas e cooperação com órgãos afins e sociedade. Desenvolve ações para as crianças e adolescentes em geral.

3.Grupo Criança em Busca de uma Nova Vida é uma organização da Sociedade Civil, da cidade de Vespasiano/MG, que tem como missão “Contribuir com o desenvolvimento pleno de crianças, adolescentes e jovens para que fortaleçam sua identidade, exerçam sua cidadania e sejam dignificadas enquanto seres humanos”. A primeira bandeira norteadora do Gcrivva é a PROTEÇÃO À INFÂNCIA, nossa prioridade é a criança, assim, a maior parte de nossas atividades são orientadas por essa pauta. Algumas delas são: Projeto Melhor de Mim – voltado para a saúde mental de crianças e adolescentes; Projeto Família Incrível – formação e escuta de cuidadores para os bons tratos em famílias para prevenção à violências contra crianças e oferta de atividades no contraturno escolar para crianças, como balé, percussão, taekwondo; Projeto Casa da Criança- oferta de educação infantil básica para crianças entre 3 e 5 anos; Campanhas de sensibilização para combater as violências contra crianças; Projeto Brinca e Aprende comigo – disseminação de boas práticas de cuidar, fortalecimento das parentalidades lúdicas e incentivo a exploração do brincar como método para a o fortalecimento dos vínculos entre cuidadores e suas crianças, e para garantir o exercício desse direito pelas crianças; A instituição também realiza diversas ações espontâneas como: jornal Fala Gcriva, passeata 18 de maio, grafittis de conscientização em muros da comunidade, etc. Atende crianças de 0 a 12 anos, residentes em área urbana, Crianças em situação de vulnerabilidade social, Crianças vítimas de violência, negligência, exploração ou outro tipo de violação de direito, Gestantes, Famílias de crianças pequenas, Profissionais que trabalham com crianças pequenas, Paternidades, Famílias e cuidadores de crianças pequenas – aqui seria para ajustar uma das alternativas.

  1. Instituto de Arquitetos do Brasil, com sede em Brasília – DF, que tem como missão “define-se pela defesa intransigente da democracia e da liberdade, reconhecendo o ofício dos arquitetos e urbanistas como um ofício a serviço de uma vida melhor para todas as pessoas, na construção de cidades acolhedoras, justas e equitativas e de um mundo de natureza pujante, habitado por povos e culturas as mais diversas em harmonia e paz”. Desenvolve ações e projetos como oficinas/ações/produtos e publicações – ex:URBAN95 voltadas as crianças em geral / Não focaliza faixas etárias específicas. Integra a REPI-MA

Novos amigos/amigas:

  1. Liliane Mendes Penello reside no de Janeiro/RJ e desenvolve ações, estudos e pesquisas na área da saúde infantil.
  2. Marcos Kleyton Antunes Bezerra reside em Recife/PE, atua na área do brincar; cultura/arte e meio ambiente.

3.Fernanda Eugênia dos Santos, reside em Coribe/BA, atua na Educação infantil.

A RNPI se alegra com a agregação de mais organizações que vem ajudar a fortalecer e deixar nossa rede ainda mais forte!
Mais uma vez, sejam bem vindos e bem vindas.
Fonte: NUJOR SE UNCME-PE/RNPI

voltar