25 de novembro de 2022

Rede Nacional Primeira Infância comemora a adesão de sete novas organizações

Hoje é um dia de comemoração na RNPI, pois sete novos membros se juntam ao time na defesa das infâncias. Sejam bem vindos:

1.SASFRA – Serviço Assistencial Salão do Encontro, da cidade de Betim-MG, uma Organização da Sociedade Civil, que tem como missão “Desenvolver ações estratégicas que garantam o acesso à educação, desenvolvimento humano, cultura e capacitação para o trabalho, atuando em todos os pilares do núcleo familiar, promovendo redução da desigualdade social e o crescimento do indivíduo e da comunidade”. Desenvolve projetos que se destinam as crianças residentes em área urbana e em situação de vulnerabilidade social; crianças vítimas de violência, negligência, exploração ou outro tipo de violação de direito; crianças com deficiência; profissionais que trabalham com crianças pequenas. Oferta dos serviços gratuitos em berçário, creche e pré-escola (4 meses a 5 anos; arte educação, contato com natureza e desenvolvimento humano); educação complementar (crianças e adolescentes – 6 a 14 anos e estudantes da rede pública da cidade).

2. Fundação Raízen, da cidade de Jaú-SP, uma Fundação Privada (sem fins lucrativos) que tem como missão “Desenvolver crianças e adolescentes, impulsionando a autonomia e protagonismo e a cidadania, em parceria com uma rede de negócios comprometida com o futuro”. Desenvolve projetos para crianças residentes em área urbana, Crianças em situação de vulnerabilidade social, Crianças vítimas de violência, negligência, exploração ou outro tipo de violação de direito, Crianças com deficiência, Crianças com altas habilidades e superdotação. Programa Ativa Infância (230 crianças de 0 à 10 anos, em vulnerabilidade social; Ed. Infantil (120 crianças em período integral); contraturno escolar (110 crianças: apoio escrita e leitura, atividades para saúde, sustentabilidade e diversidade); campanhas com as famílias e comunidade (saúde, doação de sangue, amamentação, trânsito seguro, outubro rosa e outros).

3. Instituto Tecendo Infâncias, de Itu-SP, que tem como missão “Promover as condições para que crianças de 0 a 6 anos, em situação de vulnerabilidade, tenham seus direitos garantidos e se desenvolvam plenamente”. Desenvolve projetos para crianças residentes em área rural e urbana e em situação de vulnerabilidade social; gestantes; famílias de crianças pequenas; profissionais que trabalham com crianças pequenas; puerpério; paternidades; famílias e cuidadores de crianças pequenas. Desenvolve também ações como o Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Itu (apoio a elaboração do PMPI); realização de pesquisa com mães, pais e cuidadores de crianças na PI, em situação de vulnerabilidade (compreender seus desafios); parceria com o Instituto DARA (apoio à elaboração de um hub de conhecimento).

4. SPARTA – Associação Esportiva do Morro da Providência, da cidade do Rio de Janeiro-RJ. É uma Associação que tem como missão “Apresentar novas perspectivas de vida as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através do acolhimento e desenvolvimento pessoal”. Desenvolve ações e projetos relacionadas à Primeira Infância através de escolinha de futsal; clubinho literário; brincar para aprender; oficina de dança; vôlei sentado; capoeira; oficina de artes; oficina de cidadania e direitos; contação de histórias.

5. UNIFENAS – Universidade Prof. Edson Antônio Velano, da cidade de Alfenas-MG. É uma Instituição de Ensino Superior (pública ou privada) /Pesquisa, tem como missão “Formar o profissional-cidadão competente, ético, crítico e criativo, capaz de contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e que concorra para o desenvolvimento da região e do País”. Desenvolve projetos para crianças residentes em área rural e urbana, em situação de vulnerabilidade social; vítimas de violência, negligência, exploração ou outro tipo de violação de direito; crianças com deficiência, altas habilidades e superdotação; gestantes; famílias de crianças pequenas; profissionais que trabalham com crianças pequenas; atuação voltada para a PI em geral; puerpério; paternidades; famílias e cuidadores de crianças pequenas. Liga de Apoio à Primeira Infância Saudável (LAPIS); curso EAD “Desenvolvimento na Primeira Infância”; participação na elaboração do PMPI-Alfenas; participação na organização da REPI.

. Coletivo de Educadores “Coletâncias”, da cidade de São José do Rio Preto-SP, tem como missão “Levar a voz das crianças, suas linguagens e necessidades para a cidade”. Desenvolve projetos que se destina a em públicos específicos, atuação voltada para a Primeira Infância em geral. Desenvolve ações como Brincadeira livre para a PI – parceira com o SESC Rio Preto; pesquisa sobre as linguagens infantis e necessidades das crianças; participação em fóruns que discutam a criança na cidade.

7. Nome da organização: ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO A MATERNIDADE E INFÂNCIA DE ALFENAS, da cidade de Alfenas- MG, é uma Organização da Sociedade Civil, que tem como missão “Promover o atendimento das necessidades educacionais, a saúde e o bem estar, orientar as crianças e adolescentes junto com seus familiares sobre higiene, meio ambiente e assuntos de interesse geral, manter um projeto político pedagógico fundamentado nem a concepção de criança em processo de desenvolvimento”. Realiza projetos que se destinam as Crianças em situação de vulnerabilidade social, através de ações voltadas a Alimentação saudável, o direito de brincar e ter o lazer em uma creche.

A RNPI se alegra com a agregação de mais organizações que vem ajudar a fortalecer e deixar nossa rede ainda mais forte!
Mais uma vez, sejam bem vindos.


Fonte: NUJOR SE UNCME-PE/RNPI

voltar