02 de setembro de 2022

REPI PE completa 11 anos

Na noite do dia 01 de setembro aconteceu uma live em comemoração aos 11 anos da REPI PE. Manter atuante e viva, uma entidade sem fins lucrativos, que luta e defende uma causa social por 11 anos deve ser muito comemorada, pois a realidade atual conspira pela desolação e frustações.

A REPI-PE é composta por 43 instituições, envolvendo poder executivo, empresas privadas, terceiro setor, conselhos, sindicatos e ministério público. O Grupo Gestor é composto pelas instituições: UNCME-PE, NINAPI-UFRPE, NINAR, CPPL, FEIPE, SEDUC JG, PIPA e VISÃO MUNDIAL – ONG.

Muitas pessoas estiveram prestigiando esse momento virtual importante para a Primeira Infância Brasileira e, especialmente, a Pernambucana.

Estiveram se manifestando Solidade Menezes, Coordenadora da REPI PE e Coordenadora Adjunta da SE UNCME-PE/RNPI; Vital Didonet, Advocaxy da RNPI e grande personalidade incentivadora para a história da REPI PE desde sua fundação; Valéria Aguiar, da CPPL e Cida Freire, Coordenadora da SE UNCME-PE/RNPI.

Solidade Menezes destacou a importância da REPI para todo o Estado e as principais realizações que a mesma já realizou para as infâncias pernambucanas. Destacou também, um pouco da trajetória percorrida nesses 11 anos, das dificuldades enfrentadas e da necessidade de manterem-se unidas as instituições trabalhando de forma integrada e intersetorial para defender, preservar e cuidar de todas as áreas de desenvolvimento das crianças.

Vital Didonet, retomou aspectos da formalização e instituição da REPI PE, de todos os esforços que foram emitidos para que essa conquista se concretizasse. Vital, além de grande incentivador na formalização desta REPI, deu muitos subsídios e informações para que a essa efetivação acontecesse.

Valéria, também destacou aspectos da trajetória desses 11 anos da REPI.

Cida Freire, além de parabenizar a REPI, dialoga sobre o trabalho das REPIs em prol da Primeira Infância e a necessidade de todos os estados instituírem suas REPIs. Também destacou a importância das mesmas para a Rede Nacional Primeira Infância.

Muitas personalidades importantes na área da Primeira Infância estiveram se manifestando através do chat instantâneo e através de vídeos gravados com antecedência, onde aconteceu o resgate de toda trajetória da entidade até os dias atuais e todos enfatizaram a importância da REPI PE para as crianças, buscando a construção de uma sociedade mais justa e fraterna que respeite as infâncias.

Assista esse momento na íntegra (clique aqui).

Fonte: NUJOR SE/UNCME-PE RNPI

voltar