13 de dezembro de 2023

Reunião busca criar consulta educacional para 2024 sobre Parâmetros de Qualidade da Educação Infantil

No dia 12 de dezembro de 2023, ocorreu uma reunião importante no Edifício Itaquerê para discutir os Parâmetros de Qualidade da Educação Infantil. Durante a reunião, os participantes destacaram a importância de estabelecer diretrizes claras e abrangentes que sirvam como base para a avaliação da qualidade na educação infantil em todo o país. A SEB/MEC enfatizou o compromisso do governo em promover melhorias significativas nesse setor, reconhecendo a relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento das crianças.

Os grupos de trabalho foram organizados de maneira a abordar diferentes aspectos dos Parâmetros de Qualidade da Educação Infantil. Entre os temas discutidos estiveram as práticas pedagógicas, a infraestrutura das instituições, a formação e capacitação de profissionais, a inclusão de crianças com necessidades especiais, e a participação ativa das famílias no processo educativo.

Solidade Menezes, representante da SE/RNPI, ressaltou a importância da perspectiva integrada na elaboração desses parâmetros, levando em consideração não apenas aspectos acadêmicos, mas também sociais e emocionais. Pat Camargo e Thereza Marcílio, representantes da RNPI, destacaram a necessidade de inclusão de abordagens que respeitem a diversidade cultural e étnica, garantindo que os parâmetros reflitam a pluralidade presente na sociedade brasileira.

Fabi Bitello, Cisele Ortiz, Carol Velho, Rita Coelho, Ordália e Marina da FMCSV trouxeram insights valiosos sobre a realidade das instituições de educação infantil na prática, enriquecendo as discussões com experiências e desafios vivenciados no campo.

O grupo reconheceu a complexidade do desafio, considerando as diferentes realidades existentes em diversas regiões do país. No entanto, a união de esforços e a diversidade de perspectivas foram vistas como pontos fortes para a construção de parâmetros que sejam abrangentes e aplicáveis em contextos variados.

A iniciativa de criar uma consulta educacional a partir de janeiro de 2024 demonstra o compromisso em incluir a comunidade educacional e demais stakeholders nesse processo de definição de padrões de qualidade. A consulta permitirá a participação ativa de educadores, gestores, pais e demais interessados, fortalecendo a legitimidade e aceitação dos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil.

Ao final da reunião, ficou evidente o entusiasmo e a determinação dos participantes em contribuir para o aprimoramento da educação infantil no Brasil, reconhecendo-a como um pilar fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O caminho para a criação e implementação efetiva desses parâmetros certamente será marcado por desafios, mas a visão compartilhada de promover uma educação de qualidade para as crianças brasileiras é o motor que impulsiona essa importante iniciativa.

voltar