20 de novembro de 2023

RNPI participa do Seminário “GT Primeira Infância: o Brasil Aprendendo com o Brasil” para construção de Política Nacional Integrada para a Primeira Infância

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) teve a honra de participar, no dia 17 de novembro, do Seminário “GT Primeira Infância: o Brasil Aprendendo com o Brasil”, realizado em Recife-PE. O objetivo principal desse seminário foi reconhecer, valorizar e aprender com algumas das experiências brasileiras mais efetivas em nível subnacional nas políticas voltadas para crianças de até seis anos. As trocas de conhecimento e experiências obtidas durante o evento serão fundamentais para a construção de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância.

Destaca-se que o relatório técnico, elaborado de forma voluntária pelo Todos Pela Educação e pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, será entregue ao Presidente da República no início do ano de 2024. Esse documento será de extrema importância para embasar as decisões e ações do governo federal em relação à primeira infância, visando garantir o pleno desenvolvimento e bem-estar das crianças brasileiras nessa faixa etária.

Durante a primeira parte do encontro, foram abordados diversos temas relevantes para a promoção da primeira infância no Brasil. Dentre os destaques, podemos citar a importância da educação infantil de qualidade, o fortalecimento dos vínculos familiares, a atenção integral à saúde das crianças e a necessidade de políticas públicas efetivas e integradas.

A RNPI se sente honrada em participar de eventos como esse, que promovem a troca de experiências e conhecimentos entre os diversos atores envolvidos na promoção da primeira infância. Acreditamos que somente por meio do diálogo e da colaboração entre os setores público e privado, organizações da sociedade civil e academia, poderemos construir uma sociedade mais justa e igualitária, que valorize e invista de forma adequada nas crianças em sua fase mais crucial de desenvolvimento.

A RNPI reafirma seu compromisso em continuar trabalhando incansavelmente para garantir os direitos e o pleno desenvolvimento das crianças brasileiras, contribuindo para a construção de um futuro melhor para todos. Agradecemos a todos os envolvidos nesse seminário e nos colocamos à disposição para colaborar em futuras iniciativas que visem fortalecer a primeira infância em nosso país.

voltar