02 de maio de 2023

RNPI presente em Bogotá/Colômbia

Nos dias 20 e 21 de abril, a SE/UNCME-RNPI participou de reunião da “Agenda Regional para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância” na cidade de Bogotá, na Colômbia, com a finalidade de dar continuidade a construção de estratégias de incidência política para a América Latina, com o foco na articulação e mobilização de uma grande campanha comum aos países envolvidos: Brasil, México, Colômbia e Peru. O evento foi organizado El Dialogo Interamericano e efetivado graças aos esforços das Fundações FEMSA e Porticus, que têm oportunizado momentos de encontros e grandes reflexões para ações conjuntas e comuns aos países envolvidos.

Estiveram presentes os representantes das Redes Primeira Infância dos países envolvidos, sendo que a RNPI esteve representada pela Coordenadora Geral Solidade Menezes e pela Coordenadora de Articulação e Mobilização Fabiane Bitello, que levaram a perspectiva das infâncias do território brasileiro. Abarcaram que são mais de 20 milhões de crianças na Primeira Infância, das quais temos realidades distintas, por vivermos em um país continental e no qual as políticas públicas ainda engatinham para a conquista efetiva dos direitos já garantidos em diferentes instrumentos legais.


Durante estes dois dias foram construídos, de forma coletiva e mobilizados por Fernando Escobar, uma grande estratégia de incidência de comunicação latino-americana, que tem como conceito estratégico nossas responsabilidades junto à Primeira Infância e que abarcando o slogan “Há coisas que não podem voltar, como os primeiros anos”. As discussões terão continuidade, sendo que Fabiane está no grupo latino-americano responsável pela organização da temática da “Campanha” e tem como meta organizar a proposta que será discutida em agosto próximo, novamente na cidade de Bogotá.


Além das organizadoras El Dialogo Interamericano, Fundações FEMSA e Porticus, estiveram presentes as seguintes organizações: RNPI (Brasil), Pacto por la Primera Infancia (México), NiñezYa (Colômbia), Mosaico Laboratorio Creativo (Peru), Fundación Éxito (Colômbia), Propacifico (Colômbia), Mexicanos Primero (México), Copera Infancia (Peru), Save the Children (México) e United Way Colombia (Colômbia).

voltar