22 de outubro de 2015

Site “Papo de Pracinha” traz textos sobre o cotidiano da vida das crianças

papo de pracinhaPapo de Pracinha – www.papodepracinha.com.br – é um espaço de diálogo para pensar sobre a vida das crianças em situações cotidianas. A referência à pracinha garante o conforto necessário para conversas livres, sem as amarras acadêmicas que poderiam sugerir algum tipo de superioridade ou um certo tom de verdade acabada. As crianças não cabem nos lugares que previamente determinamos e escolhemos para elas, mas, ao contrário, elas excedem, tensionam e muitas vezes contrariam as nossas expectativas.

Para provocar o debate, o Papo de Pracinha apresenta textos sobre temas variados (brincadeira, família, escola e educação, dia-a-dia, mídia, a criança e a cidade,  entre outros), além de entrevistas,  indicações e comentários sobre filmes, livros e outros produtos culturais.

Convidamos amigos, pais, mães, avós, professores, pedagogos, psicólogos e todos os interessados a pensar sobre as crianças a nos encontrar “no bando da praça”, lugar onde buscamos olhar as crianças como sujeitos potentes, criativos, imaginativos e participantes ativos do mundo em que vivem.

Quem somos:

Angela Meyer Borba é casada, mãe de duas filhas e  avó pela primeira vez em 2015. É doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Educação pela PUC-Rio. Atualmente integra o corpo docente do curso de Especialização em Educação Infantil, na PUC-Rio, e atua como pesquisadora e consultora na área de Infância e Educação Infantil, em diferentes projetos. Foi professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (1992-2013). De 1997 a 2013, integrou o grupo gestor da Creche UFF, onde desenvolveu diversos projetos e pesquisas, e também ocupou a função de coordenadora pedagógica em dois períodos distintos.

Maria Inês de C. Delorme é casada, mãe de quatro filhos e avó pela segunda vez em 2015. Professora de Educação Infantil da SME, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e, também, do Departamento de Estudos da Infância da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-doutorada em Educação e Ciências da Comunicação, em 2012, Lisboa. Pesquisadora, autora de livros sobre crianças e suas Infâncias.

voltar