SE da RNPI presente no XIII Encontro Estadual da UNCME-RS

Aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro 2022, o XIII Encontro Estadual da UNCME-RS e VI Encontro UNCME Região Sul, na UNISINOS em São Leopoldo/RS. O tema do encontro deste ano foi “O Protagonismo dos CMEs na Região Sul do Brasil”.

Mas, como parte da programação, no dia 14 foi proporcionado aos CMEs do RS uma formação específica sobre Primeira Infância, promovido pela UNCME-RS e ministrada pela Coordenadora da SE UNCME-PE/RNPI, Cida Freire e pela Coordenadora Adjunta, Solidade Menezes.

Um momento onde os Conselheiros Municipais da Educação do Estado e dos Estados visitantes, estão podendo aprofundar o diálogo sobre essa etapa essencial e fundamental no desenvolvimento do ser humano, além de pensar sobre as diversas infâncias das crianças.

Cida Freire e Solidade Menezes, dialogam sobre o tema da Primeira Infância nos municípios, falando da importância dessa discussão acontecer de forma intersetorial, observando as diferentes infâncias que as crianças vivem durante esse período, ressaltando a importância das REPIs e dos PMPIs, lembrando que as crianças são sujeitos de direitos.

Para saber mais sobre os PMPIs acesse o site da RNPI o endereço (clique aqui). No site também há o guia Guia para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância. Esta publicação se dirige a Prefeitas e Prefeitos, cuja liderança é fundamental para inspirar e orientar suas equipes na tarefa de elaborar e iniciar a implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância. O download desse material pode ser realizado (clique aqui) .

É importante conhecer também o Plano Nacional pela Primeira Infância, antes de construir o PMPI. Esse material está disponível em (clique aqui).

A abertura do XIII Encontro Estadual da UNCME-RS contou com diversas autoridades ligadas a UNCME Nacional, RNPI e entidades do Regime de Colaboração do RS como Ministério Público, Tribunal de Contas do RS, Conselho Estadual de Educação, UNDIME RS, SEDUC, UNISINOS, CEPROL Sindicato assim como o prefeito Ary Vanazzi, anfitrião da cidade de São Leopoldo.

Na parte da tarde do dia 15, aconteceu a palestra “Impactos da Pandemia no desenvolvimento das crianças” com Cida Freire e Solidade Menezes da RNPI. As mesmas fizeram uma retomada de toda legislação que está relacionada a Primeira Infância e que é pauta de debate nos CMEs, pois implicam também na área educacional das crianças. Legislação essa, que garante os direitos das crianças para que possam desenvolverem-se de forma integral e plena, mas que precisa ser defendida e efetivada nos municípios.

 

Fonte: NUJOR SE/UNCME-PE RNPI

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.