Boletim RNPI | Edição 28 | Abril de 2018

RNPI promove oficina para jornalistas

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), tendo como secretaria executiva a ANDI – Comunicação e Direitos, promoveu, em parceria com a UNESCO e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), uma oficina para jornalistas de todo o Brasil sobre a importância do Marco Legal da Primeira Infância. O evento aconteceu no dia 19 de março, em São Paulo, e contou com a participação de 50 pessoas entre jornalistas e comunicadores da RNPI. Com programação extensa durante todo o dia, o encontro reuniu diversos especialistas em primeira infância.

Veja aqui a matéria completa

Mesa “Mídia e Primeira Infância” esquentou o debate

>Aleitamento Materno: pediatras alertam para risco da amamentação cruzada na TV

A divulgação de informações equivocadas sobre o aleitamento materno em programa de televisão de grande audiência levou a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) a divulgar, na última quarta-feira (28/3), uma nota de esclarecimento sobre o tema. A entidade espera sensibilizar os veículos de comunicação para evitar a disseminação de atitudes incorretas durante a amamentação, como a chamada “amamentação cruzada”, que pode colocar a saúde das crianças em risco. Saiba mais

>Rede Municipal Primeira Infância realiza seminário de mobilização para o PMPI de Campo Alegre

Com o compromisso de cuidar das crianças em sua totalidade, a Rede Municipal da Primeira Infância (RMPI) do município de Campo Alegre promoveu no dia 20 de março, o I Seminário preparatório para apresentação da versão preliminar do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), o qual foi construído com um olhar especial sobre o desenvolvimento físico, emocional, psicossocial. O Plano foi feito com vários olhares, os atores nessa construção foram: representantes do poder público e da sociedade civil organizada. Confira aqui

>Criança e Natureza realiza 1º encontro sobre o tema em Brasília dia 14 de abril

Pesquisas apontam que o contato direto das crianças com o ambiente natural contribui para o seu desenvolvimento social, intelectual, emocional, espiritual e físico. Para trazer essa reflexão a Brasília, o programa Criança e Natureza, do Alana, em parceria com a ONG Mangarandu realizam o ‘Encontro Criança e Natureza’, dia 14 abril, das 8h30 às 16h, no Centro de Excelência em Turismo (CET), da Universidade de Brasília – Campus Universitário Darcy Ribeiro. Participe!

>Lançamento da Coleção Legado Educação Instituto C&A acontece no Congresso GIFE 2018

O Instituto C&A tem uma história de 25 anos de investimento em educação de qualidade para crianças e adolescentes no Brasil. A partir de abril – logo após o Congresso GIFE 2018 – os usuários do SINAPSE poderão conferir a "Coleção Legado Educação Instituto C&A". Segundo Patrícia Lacerda, gerente de Educação do Instituto, o objetivo da nova coleção será colocar à disposição do setor todo o conhecimento construído pela organização ao longo de sua trajetória no apoio ao fortalecimento do campo educacional. Conheça!

Curtinhas

>Caravana pelos Direitos da Criança e do Adolescente chega ao Centro-Oeste. Passagem ocorre entre os dias 3 e 5 de abril, em Campo Grande. Caravana Nacional reunirá representantes dos órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal acerca da questão: Por onde passam os Direitos das Crianças e Adolescentes? Saiba mais!

>X Congresso GIFE, acontece de 04 a 06 de abril, em São Paulo. Evento busca aprofundar o debate sobre como o investimento social privado (ISP) pode ser um motor para enfrentar os desafios de desenvolvimento sustentável do Brasil e orientar a destinação de recursos em diversas áreas como desigualdade social, racial e de gênero, educação, violência, sustentabilidade, infância e juventude, entre outros. Participe!

>O GT de Prevenção e Proteção às Violências contra a Criança, da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), realizará Seminário Técnico no próximo dia 09 de abril, na Vila Mariana, em São Paulo. Encontro servirá para que a Rede defina uma estratégia de atuação como resposta concreta contra a violência à criança.

>Jornalista, inscreva-se até 9 de abril no Early Childhood Reporting Institute, uma iniciativa do Dart Center for Journalism and Trauma da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. A próxima edição do programa acontecerá no final de junho e vai reunir jornalistas do mundo todo, por 4 dias, em Nova Iorque. Os jornalistas brasileiros selecionados recebem bolsa integral, que inclui a participação no workshop e os demais custos de viagem.

>Projeto Educação Para Cidadania no Cárcere (ECid) terá início em abril com edição temática. A 16ª Edição do curso ocorrerá no Centro de Progressão Penitenciário de Butantã e terá como público-alvo mulheres gestantes e mães.

>Confira artigo “Infância ameaçada – o que vem adoecendo as crianças? Alerta à sociedade aos desafios da primeira infância” que chama a atenção para os rumos assustadores da infância alertados pelo crítico social Neil Postman, no livro ‘O desaparecimento da Infância’.

>“Inclusão é uma atitude, algo que a gente precisa fazer; incluir é abraçar, acolher, trazer pra perto da gente, aceitar, respeitar, valorizar e amar”. Acesse o artigo “Inclusão é um Direito!” no blog Papo de Pracinha.

>Seminário Nacional Educação Integral nas Infâncias está com inscrições abertas! O evento, que acontecerá nos dias 02 e 03 de maio, em Salvador, é uma oportunidade para discutir e promover um debate conceitual dos pressupostos e práticas para o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 0 a 12 anos.

>Petrobras lança Seleção Pública de projetos sociais e ambientais. As inscrições podem ser feitas até 4 de maio. Confira mais informações no site do Programa Petrobras Socioambiental!

Agenda

Parceiros Institucionais
Secretaria Executiva RNPI - 2018/20