Boletim Interno RNPI | Edição 6 | Agosto de 2025

Passo histórico no Mês da Primeira Infância: Brasil assina decreto que institui Política Nacional Integrada

Agosto de 2025 entra para a história como um marco para a Primeira Infância no Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, no dia 5, o decreto que institui a Política Nacional Integrada da Primeira (PNIPI), que coloca o cuidado com bebês e crianças até seis anos no centro da agenda pública, como estratégia de enfrentamento às desigualdades no país. O assessor de advocacy da RNPI, Vital Didonet, e a Diretora de Políticas Públicas da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Marina Chicaro, falam sobre a importância deste passo histórico e sobre os próximos desafios. Leia mais

RNPI participa de seminário em Belém com foco na articulação de políticas públicas para a Primeira Infância na região da Amazônia

Seminário Primeiros Passos: Primeira Infância na Amazônia reuniu, especialistas e representantes dos poderes públicos federais, estaduais e municipais da região. Programação destacou a diversidade das infâncias no território e a importância estratégica de fortalecer o compromisso coletivo com a garantia de direitos das crianças até seis anos. A Rede participou da mesa Por quê Primeira Infância?, representada por Vital Didonet. Leia mais

REPI-MG participa de seminário da Câmara dos Deputados sobre desafios e perspectivas para a Primeira infância

Desirée Ruas, coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Primeira Infância de Minas Gerais, representou a RNPI em mesa que discutiu o direito ao brincar e o papel do esporte, da cultura e do lazer no desenvolvimento infantil. O encontro foi uma realização conjunta de 12 comissões da Câmara dos Deputados. A programação reuniu parlamentares, gestores públicos, especialistas e organizações da sociedade civil. Leia na íntegra

CECIP e Rede Nacional Primeira Infância presentes na abertura da 10ª Semana de Valorização da Primeira Infância do TJRJ

Encontro, realizado nos dias 12 e 13 de agosto, debateu questões fundamentais para a defesa, garantia e promoção dos direitos de bebês e crianças até seis anos. Representando a Rede Nacional Primeira Infância, o diretor-executivo do CECIP, Claudius Ceccon, falou sobre a urgência da proteção às crianças no ambiente digital e da responsabilização das Big Techs pela circulação de conteúdos nocivos à saúde e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. Leia na íntegra

Panorama da Primeira Infância: pesquisa mostra o que o Brasil sabe, vive e pensa sobre os primeiros seis anos de vida

Pesquisa realizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal com o Datafolha traz dados inéditos da percepção da sociedade brasileira sobre esta fase da vida. Resultados revelam que mais da metade da população brasileira (84%) não considera os anos iniciais como fundamentais para o desenvolvimento humano. O lançamento faz parte das iniciativas da campanha A primeira infância é pra vida toda, em celebração ao Mês da Primeira Infância. Leia mais

Curtinhas

Está no ar o questionário do levantamento nacional Retrato da Educação Infantil no Brasil 2025 , iniciativa do MEC em parceria com o Gaepe-Brasil, que busca mapear os avanços, desafios e oportunidades para a garantia do direito à educação infantil em todos os municípios do país. Todas as gestoras e gestores municipais e do DF já podem acessar a pesquisa no SIMEC e contribuir com informações sobre o acesso e a disponibilidade de vagas em creches e pré-escolas. O prazo vai até 8 de setembro.

A Rede Estadual Primeira Infância do Rio Grande do Sul e a OMEP Novo Hamburgo lançaram, durante o seminário O brincar como território do esperançar, o e-book Princípios e diretrizes para a atuação com a primeira infância em situações de emergência. A publicação, que tem apoio da RNPI e da United Way, busca orientar a construção de estratégias para períodos de emergência e para a prevenção de desastres causados por eventos climáticos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria publicou, em 25 de agosto, o documento científico Primeira Infância sem Telas: Mais Saúde, produzido pelo grupo de trabalho Saúde na Era Digital, coordenado por Evelyn Eisenstein. A publicação reúne recomendações sobre o uso de telas e aparelhos digitais para crianças até seis anos.

A Rede Primeira Infância de Minas Gerais participou da abertura do 2º Encontro Nacional da Primeira Infância, em 27 de agosto, em Belo Horizonte. Parceira na promoção do evento, a REPI-MG foi representada pela coordenadora da Secretaria Executiva, Desirée Ruas. O II ENAPI é uma realização do TCE-MG e do Instituto Rui Barbosa, com o apoio das cortes de contas do país e da Atricon.

A RNPI celebrou o mês da Primeira Infância em uma parceria com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal para a realização da live que marcou o início da programação especial do mês. Vital Didonet representou a Rede na abertura do encontro, que contou ainda com a mesa Parentalidade lúdica, desenvolvimento socioemocional e direito de brincar na primeira infância.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou edital para selecionar entidades da sociedade civil e pessoas de notório saber interessadas em integrar o Comitê Estratégico de Governança do Plano Nacional de Cuidados, no triênio 2025-2028. As incrições vão até 21 de setembro.