Curtinhas
>MIEIB lança nota pública em defesa da democracia e dos direitos humanos no contexto das eleições para presidência do Brasil. Leia aqui
>Fórum Paulista divulga moção de repúdio a violações de direitos de crianças e adolescentes no processo eleitoral e em defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente. Acesse aqui
>Avante/RNPI busca apoio no legislativo para compromisso com a Primeira Infância. Saiba mais aqui
>Pelos interesses das crianças e adolescentes SBP envia carta aberta aos brasileiros para o futuro do Governo e também apresenta denúncia contra abusos praticados contra crianças nas Eleições Gerais de 2018. Veja aqui
>“Se não garantirmos hoje os direitos das crianças com prioridade absoluta, não há futuro socialmente e economicamente sustentável para todos”. Confira a reflexão do advogado Pedro Hartung!
>Conheça pesquisa do Promundo: “Ela vai no meu barco, casamento na infância e adolescência no Brasil”. Pará e Maranhão são os dois estados brasileiros com maior prevalência da prática.
>SBP, SPSP e CFM lançam nova edição do Manual de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência. Acesse o documento aqui
>Brincar como um direito da criança - a lei garante, agora precisa entrar na prática. “Quando analisamos a realidade brasileira, vemos que o grande desafio está em planejar e oferecer espaços que promovam e protejam os direitos das crianças permitindo oportunidades para o brincar: faltam espaços apropriados e convidativos, com presença de áreas verdes e segurança”. Saiba mais
>“Não deixemos que a brincadeira aconteça como medida preventiva para o futuro e sim porque ela é, e sempre foi, a atividade essencial da vida das crianças. Todos os dias, em tantos espaços variados”. Saiba mais em: "A brincadeira como remédio: que novidade é essa?".
>Inscrições abertas para curso de Jovens Mediadores do Brincar. Parceria da IPA Brasil com Terre des Hommes e Centro de Práticas Esportivas da USP. Participe!
>Permitir que as crianças tenham oportunidades de assumir riscos cria uma bagagem emocional que permite que elas interajam com o mundo e se sintam capazes para tal. Esta é uma responsabilidade de todos. Leia mais em artigo do Conexão Planeta: "O risco é benéfico para o desenvolvimento das crianças".
>É preciso mudar o olhar e o tempo sobre a Arte na Educação Infantil. Ana Angélica Albano comenta o campo de experiência “Traços, sons, cores e formas”, proposto pela BNCC na Educação Infantil. Leia aqui
>“Aquisição da linguagem: muito além de conhecer e saber falar as palavras”. Confira artigo no Blog do Ninguém Cresce Sozinho.
>Acesse o dossiê "Infâncias na cidade: um diálogo com a Educação", organizado por Vânia Araújo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa IESC - Infância, Educação, Sociedade e Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo e pela professora Lígia Aquino da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
>Na semana do Dia dos Professores, a Maria Farinha Filmes em parceria com o Videocamp disponibilizou o 1º episódio da série “Corações e mentes, escolas que transformam” para ser assistido online. Confira aqui as próximas sessões públicas pelo Videocamp.
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